Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Peregrinação. Reitor lembra que a "experiência de Fátima" pode ser feita durante todo o ano

08 out, 2020 - 11:11 • Redação

O plano de contingência dita cerca de seis mil lugares na peregrinação aniversária de 12 e 13 de outubro. O padre Carlos Cabecinhas apela ao sentido responsabilidade dos peregrinos.

A+ / A-

O reitor do Santuário de Fátima apelou, esta quinta-feira, à compreensão dos peregrinos que não podem estar presentes na peregrinação de 12 e 13 de outubro, deixando o apelo a que se associem às celebrações a partir de casa e que venham à Cova da Iria noutra data. Aos que vão estar presentes pediu sentido de responsabilidade.

“A peregrinação de outubro é, a par da de maio, a mais participada neste Santuário. Este ano, tudo é diferente, por causa da pandemia que nos atinge. Em maio, fizemos uma peregrinação, pela primeira vez, sem peregrinos e, em outubro, apesar de já contarmos com a presença de peregrinos, serão ainda muito poucos”, explica o padre Carlos Cabecinhas, ao manifestar a “mágoa e tristeza” pelo facto de o Santuário não poder acolher todos quantos gostariam de vir.

Devido à pandemia foram decretadas medidas adicionais de contingência. Assim, só poderão assistir às celebrações cerca de seis mil peregrinos, a quem o reitor também pediu responsabilidade no cumprimento das normas de segurança da distância física, no uso da máscara e no respeito pelas indicações dos acolhedores.

“No Santuário, a preocupação pela saúde dos peregrinos e de quantos aqui trabalham é sempre prioritária e tem de o ser também num momento festivo como este”, afirma o responsável ao pedir aos que vierem e não conseguirem entrar, no dia da Peregrinação Internacional Aniversária, que evitem aglomerar-se nas zonas limítrofes do Santuário.

O reitor convida os que não possam estar na Cova da Iria a acompanharem as celebrações pelos meios de comunicação social, fazendo a Peregrinação pelo Coração e a virem ao Santuário noutras datas.

“Pedimos aos peregrinos que habitualmente vêm de mais longe que não corram o risco de vir a Fátima (nestes dias), podendo não conseguir entrar no Recinto do Santuário. Pedimos que se associem a nós, que façam a Peregrinação pelo Coração, através dos meios virtuais, que o Santuário disponibiliza diariamente. Podereis sempre vir ao Santuário, nomeadamente nos sábados e domingos depois do 12 e 13 de outubro, e fazer a experiência da procissão das velas, nos sábados e, ao domingo, no fim da Missa, a da Procissão do Adeus”, diz o reitor.

“O Santuário está sempre aberto para vos acolher, como sempre”, garante o padre Carlos Cabecinhas, na mensagem de vídeo onde apela à compreensão e “responsabilidade em nome de um bem maior”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    08 out, 2020 Funchal 13:49
    Tomem atenção que Jesus era pobre, entrou em Jerusalém em cima dum burrinho. Nunca esqueçam.

Destaques V+