Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vaticano

Sexta-feira, dia mundial de oração e jejum pelo Líbano

02 set, 2020 - 10:47 • Aura Miguel com redação

Francisco vai enviar ao país, nesse dia, o cardeal Pietro Parolin.

A+ / A-

No final da audiência geral desta quarta-feira, a primeira realizada na presença de público desde março, o Papa convocou um Dia Mundial de Jejum e Oração para a próxima sexta-feira pelo Líbano.

“Desejo convidar todos a viver um Dia universal de jejum e oração pelo Líbano, na próxima sexta-feira, 4 de setembro”, foi o convite do Papa, acrescentando que vai enviar ao país o cardeal Pietro Parolin. “Naquele dia irá o secretário de Estado, em meu nome, e ele irá para expressar minha proximidade e solidariedade.”

Ofereçamos nossa oração por todo o Líbano e por Beirute. Estamos próximos também com o compromisso concreto da caridade, como em outras ocasiões semelhantes”, sublinhou.

Segundo Francisco, este convite também é extensivo “aos irmãos e irmãs de outras confissões e tradições religiosas”, para que se unam a esta iniciativa “nas modalidades que considerarem mais oportunas. Mas todos juntos”.

Francisco dedicou quase que uma “segunda catequese” à situação vivida naquele país, onde a crise sócio-política-económica foi agravada pela explosão no porto de Beirute no início de agosto.

Encorajo todos os libaneses a continuar a ter esperança e encontrar força e energia necessárias para começar de novo. Peço aos políticos e líderes religiosos que se comprometam com sinceridade e transparência no trabalho de reconstrução, abandonando os interesses partidários e olhando para o bem comum e para o futuro da nação. Renovo também o meu convite à comunidade internacional para apoiar o país e ajudá-lo a sair da grave crise, sem se envolver nas tensões regionais”, apelou.

As explosões no passado dia 4 de agosto no porto de Beirute, que provocaram pelo menos 160 mortos e cerca de mil feridos, agravaram a situação no país que já enfrentava uma crise na sequência das acusações de corrupção e da alegada má gestão da pandemia de Covid-19.

Aos habitantes da cidade deixou palavras de conforto: “Coragem, irmãos! Que a fé e a oração sejam a vossa força. Não abandonem as vossas casas nem o vosso património, não deixem cair os sonhos de quem acreditou no futuro de um país lindo e próspero.”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+