Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Líbano. Fundação AIS envia ajuda de emergência às vítimas da explosão em Beirute

06 ago, 2020 - 13:20 • Ana Lisboa

A área cristã de Beirute foi "completamente devastada", revela um especialista da Ajuda à Igreja que Sofre no Líbano.

A+ / A-

A Fundação AIS internacional irá enviar, de imediato, para Beirute, uma ajuda de emergência no valor de 250 mil euros, que se destinam à "aquisição de cabazes alimentares, após a enorme explosão" que aconteceu na última terça-feira, refere um comunicado.

Este apoio da Ajuda à Igreja que Sofre "terá como alvo as famílias pobres mais afetadas pela explosão que devastou a área portuária da capital libanesa".

O padre Raymond Abdo, parceiro da fundação no Líbano, afirmou à instituição que a "explosão parecia uma bomba atómica, com fumo vermelho por todo o sítio e imensos danos.”

Por sua vez, o padre Samer Nassif, especialista da AIS naquele país do Médio Oriente, referiu que a área cristã de Beirute foi "completamente devastada".

Pelo menos 10 igrejas foram destruídas, 300 mil pessoas ficaram sem teto e muitas outras estão a sofrer com a “total destruição” dos seus meios de subsistência.

O momento em que explosão interrompe transmissão de missa em Beirute
O momento em que explosão interrompe transmissão de missa em Beirute

Este religioso acrescentou que, “num segundo, foram provocados mais danos ao bairro cristão de Beirute do que durante os longos anos de guerra civil. Temos de o reconstruir do zero".

Os padres Abdo e Nassif dizem que, "após a longa crise económica e o coronavírus, o Líbano está mal equipado para lidar com as emergências e precisa urgentemente de ajuda internacional para as necessidades básicas do povo".

No “Apelo aos Países do Mundo”, o Patriarca Maronita Cardeal Bechara Boutros Rai, presidente da Conferência de Patriarcas e Bispos Católicos do Líbano, sublinhou que “Beirute é uma cidade devastada. (...). É uma cena de guerra, há destruição e desolação em todas as ruas, distritos e casas".

A Fundação AIS apela à oração pelas vítimas e suas famílias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+