Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa alerta para a pandemia social “que afeta as famílias exploradas por agiotas”

23 abr, 2020 - 10:15 • Aura Miguel

Francisco decide oferecer ventiladores à Espanha, Roménia e Itália.

A+ / A-

Veja também:


Os efeitos da pandemia da Covid-19 continuam a preocupar o Papa que, esta quinta-feira de manhã, rezou especialmente pelas famílias mais necessitadas, que sofrem a fome e que são vítimas dos agiotas.

“Esta é outra pandemia: a pandemia social”, alertou o Papa, lembrando as “famílias com pessoas que trabalham diariamente ou que, infelizmente, são clandestinas e não podem trabalhar, não têm comida”. Francisco denuncia o aproveitamento dos “agiotas” que recebem e exploram o pouco que essas pessoas têm.

Pediu orações “por estas famílias, pelas muitas crianças dessas famílias, pela sua dignidade e também pelos agiotas, para que o Senhor toque seus corações e os converta.”

Papa oferece ventiladores

Jorge Mario Bergoglio, cumpre a tradição de celebrar o seu santo onomástico e, para assinalar o dia de São Jorge, decide oferecer ventiladores à Espanha, Roménia e Itália.

No dia do santo onomástico, tal como no dia de aniversário, recebem-se prendas, mas o Papa faz contrário. Tornou-se habitual Francisco enviar presentes a quem mais precisa e, desta vez, escolheu três dos países mais afetados pela pandemia.

O “presente” do Santo Padre inclui ventiladores de última geração, máscaras, óculos protetores, e outros materiais de saúde para os hospitais de Lecce (Itália), de Madrid (Espanha) e de Suceava (Roménia). Nesta pequena cidade romena, uma das mais pobres da União Europeia, concentram-se cerca de 25% dos contágios de todo o país que já conta com mais de 500 mortos e 10 mil contagiados.

Por detrás desta ação está o cardeal Konrad Krajewski, esmoler apostólico, que define esta decisão como “um abraço do Papa numa situação difícil para todo o mundo”. Em declarações ao portal da Santa Sé “Vatican News”, o responsável pela distribuição das esmolas pontifícias, considera este gesto de Francisco “um belíssimo sinal do Santo Padre que prefere dar presentes aos outros em vez de os receber”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+