Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Coronavírus

Cáritas Portuguesa vai dar vales de compras

22 abr, 2020 - 07:00 • Ângela Roque

Instituição católica canalizou 130 mil euros para ajudar no imediato quem perdeu o emprego ou está em lay-off. Apoio será distribuído pelas 20 cáritas diocesanas, explica à Renascença Eugénio Fonseca, que antecipa “maior crise de sempre” no país.

A+ / A-

Apesar da emergência sanitária, a rede Cáritas conseguiu manter ativos os principais serviços de apoio e assistência social à população mais carenciada em todo o país, mas a pandemia agravou a situação laboral em muitas regiões, e houve um aumento exponencial dos pedidos de ajuda, sobretudo por parte de quem ficou desempregado ou em situação de lay-off.

“É preciso não esquecer que Portugal já tinha mais de 17% de pessoas em situação de pobreza, e para essas continuou a manter-se a comida confecionada, ou a distribuição de bens alimentares. Mas agora, nalgumas dioceses, os pedidos duplicaram”, diz à Renascença o presidente da Cáritas, que prevê que este seja apenas o início de uma crise sem precedentes.

“Face ao encerramento de muitos postos de trabalho, e de muitos outros que ainda hão-de acontecer, a minha perceção – e não sou o único a pensar assim - é que podemos estar perante uma crise que vai ter contornos muito mais graves do que aquela que aconteceu entre 2008 e 2014”, afirma Eugénio Fonseca, justificando o lançamento deste novo programa de apoio.

O programa consiste na distribuição de vales de compras a quem ficou no desemprego, ou viu os seus rendimentos mensais drasticamente reduzidos. Ao todo a instituição católica disponibilizou “130 mil euros para esta ajuda, dos quais 100 mil euros serão para a compra dos vales”, que a partir desta quarta-feira, 22 de abril, vão chegar às diversas cáritas diocesanas, que depois farão a sua distribuição.

“Cada cáritas, através das paróquias, vai entregar os tickets universais de compras, para que as pessoas se possam dirigir a qualquer supermercado”, explica Eugénio Fonseca, sublinhando que há também aqui um cuidado para que as pessoas se sintam autónomas.

A identificação das situações de carência será feita pelas instituições, porque “não se vai dar de uma só vez todos os vales necessários, serão distribuídos de acordo com o tipo de rendimentos que as pessoas possam ainda ter, ou já não ter”, sublinha.

Segundo Eugénio Fonseca “cada cáritas vai ter o mesmo número de vales”. Os restantes 30 mil euros do total disponibilizado pela instituição “serão distribuídos segundo as necessidades de cada cáritas diocesana”, e servirão para apoiar “situações pontuais urgentes”, como “pagar obrigações à segurança social e às finanças”, ou fazer face a despesas como água, luz e gás.

O presidente da Cáritas explica, ainda, que este programa de apoio “está previsto para durar até junho”, mas “terminará assim que acabar a utilização dos 130 mil euros”.

“Receio bem que face ao agravamento a que assistimos, que nalgumas dioceses está a duplicar em termos de número de casos, a verba possa não ser suficiente para chegar até ao mês de junho”, diz Eugénio Fonseca, garantindo que “outras iniciativas surgirão, com a ajuda a sociedade portuguesa, que é sempre generosa”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+