Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa. "Trump? Só me interessa se faz sofrer os pobres”

11 nov, 2016 - 10:12

“Temos de derrubar os muros que dividem”, defende Francisco.

A+ / A-

O Papa recusa fazer um juízo pessoal sobre o presidente eleito dos Estados Unidos. Numa entrevista publicada esta sexta-feira, Francisco diz estar apenas interessado no impacto que das opções dos políticos nos pobres.

“Trump? Não julgo. Só me interessa se faz sofrer os pobres”, afirmou ao jornal “La Repubblica”. “Não faço julgamentos sobre pessoas ou políticos. Apenas quero compreender que sofrimentos as suas opções e comportamento poderão causar nos pobres e excluídos”, acrescentou.

A grande preocupação do Papa são, por isso, os refugiados e migrantes: “Temos de derrubar os muros que dividem”, defendeu.

No início do ano, Francisco sugeriu que as afirmações de Donald Trump sobre os imigrantes, que incluíam a defesa de um muro na fronteira com o México, não eram cristãs.

O porta-voz do Papa veio depois explicar que a declaração do Sumo Pontífice não representava um ataque pessoal.

A reacção oficial da Santa Sé à eleição de Donald Trump como novo Presidente dos Estados Unidos surgiu do secretário de Estado do Vaticano, que fez votos de que o novo líder norte-americano trabalhe pelo “bem-estar e pela paz no mundo”.

“Acredito que hoje exista a necessidade de todos trabalharem para mudar a situação mundial, que é de grave dilaceração, de grave conflito”, afirmou o cardeal Pietro Parolin, em declarações à Rádio Vaticano.

Donald Trump, pelo Partido Republicano, venceu a democrata Hillary Clinton na eleição de dia 8, tendo conquistado 290 dos 538 votos do Colégio Eleitoral, enquanto a sua adversária se ficou pelos 228 votos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • alamahalá....
    11 nov, 2016 lisboa 22:04
    Só interessa se for muçulmano...
  • fanã
    11 nov, 2016 aveiro 18:49
    Ainda tem dúvidas ?????????
  • Ai...ai....ai...
    11 nov, 2016 lisboa 18:36
    Ai os muçulmaninhos!.... Ai...ai...ai....
  • Flavia Tavares
    11 nov, 2016 Rio de Janeiro, Br 14:47
    O Papa já faz os pobres sofrerem quando apoia políticos corruptos e demagogos. Acorda Papa, Deus tá vendo.
  • jotas
    11 nov, 2016 lisboa 12:29
    a começar pelo Trump... que é pobre e muitoooooo de espirito. é o que não falta nos EUA. a começar por quem votou nele.
  • Márcia Athayde Henri
    11 nov, 2016 SERRA - ES BRASIL 12:12
    NUNCA VI RELIGIÃO QUE FALA QUE É DE DEUS SE MISTURAR COM POLÍTICA. QUE SE MISTURA COM PORCOS FARELO COME.
  • Amadeu Lisboa
    11 nov, 2016 A-dos- Cunhados 12:07
    Não aos muros? Será que teremos de demolir os muros dos quintais? Não temos o direito de isolar uma casa, uma propriedade, um país? Mas que raio de conversa do Papa! Então ele só questiona se o DT faz "mal aos pobres" e não prevê se o DT faz "bem aos pobres"
  • José Saraiva
    11 nov, 2016 Viseu 11:31
    Mas que POBRES ?..os de espírito?
  • asilva
    11 nov, 2016 adelaide 11:12
    Assim e que e ... grande papa chico.... mas o que se passa noutros sitios perto do papa chico nao faz qualquer diferenca.... viva o papa chico !!!

Destaques V+