Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Catarina Martins sobre Marcelo: É "perigoso" e "não tem comportamento digno de Presidente"

06 jan, 2016 - 02:26

Porta-voz do Bloco de Esquerda entrou na campanha presidencial com duras críticas ao candidato apoiado pelo PSD e CDS.

A+ / A-

O candidato presidencial Marcelo Rebelo de Sousa é "perigoso", não só por ser o "candidato da direita", mas também por não ter um "comportamento digno" de um Presidente da República, acusa a porta-voz do Bloco de Esquerda (BE).

Em Guimarães, para o jantar de Ano Novo do Bloco local, Catarina Martins questionou se Portugal pode ter como Presidente alguém que "se desdiz a cada momento", salientando que o mais lato cargo da nação tem de ser ocupado por quem "se possa levar a sério".

Em jeito de balanço de 2015, a porta-voz bloquista lembrou ainda o papel desempenhado pelo BE para "parar a direita" e possibilitar um novo Governo.

"Marcelo Rebelo de Sousa é perigoso, não só por ser o candidato da direita, PSD e CDS, mas também porque é um homem que não tem um comportamento digno de Presidente da República", afirmou Catarina Martins.

A porta-voz do BE considerou que há perguntas que se devem colocar "da direita à esquerda" no que toca à escolha do sucessor de Cavaco Silva.

"Consideram que Portugal pode ter como Presidente da República alguém que diz uma coisa e o seu contrário no mesmo momento? Podemos nós ter como Presidente da República alguém que se desdiz a cada momento, que diz que o disse o que disse, que acredita numa coisa e a seguir na noutra? Não merece Portugal um Presidente da República que possa levar a sério e que se leve a serio", questionou, finalizando com um alerta: "Esta é também a decisão destas eleições", referiu.

Segundo Catarina Martins, o candidato presidencial Marcelo Rebelo de Sousa tem mesmo problemas em se reconhecer.

"Vimos todos ontem (segunda-feira), no debate com Marisa Matias, como Marcelo Rebelo de Sousa é capaz de dizer qualquer coisa. E no dia seguinte dizer outra. Eu diria mesmo que o Marcelo candidato nem sequer conhece o Marcelo comentador, não faz ideia do que ele disse, nem tem nada a ver com isso", apontou.

Ainda sobre o comentador politico, Catarina Martins salientou que o "novo país" não pode aceitar Marcelo Rebelo de Sousa porque este "será sempre o velho país dos interesses, da subalternização do país, do povo aos interesses económicos".

Por isso, para a porta-voz do BE há apenas uma candidata a considerar.

"A próxima Presidente da República terá em cima da sua mesa decisões muito complicadas, sobre quanto vale a nossa constituição face a acordos comerciais internacionais que a querem derrotar, sobre conteúdos concreto dos direitos fundamentais sociais em que se baseia a nossa democracia. Não podemos entregar estas questões a quem não sabe ou a quem não é capaz de dizer que opinião tem sobre nenhuma delas na campanha eleitoral", contextualizou.

"Nenhum ou nenhuma candidata foi claro nestes pontos como a Marisa [Matias] até agora. Só a Marisa teve as palavras claras", concluiu.

Catarina Martins salientou ainda o papel do BE na "derrota" da direita e do PSD e CDS de Pedro Passos Coelho e Paulo Portas.

"Não há ninguém que não saiba em Portugal que se não fosse o BE não existiria um acordo para parar a direita" afirmou, deixando alguns avisos.

"Nunca votaremos contra a nossa consciência, como não o fizemos no caso do Banif, mas também nunca nos fecharemos ao diálogo", disse.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 08 jan, 2016 vfx 09:12
    Como eu gosto de ler os comentários dos ressabiados da antiga paf!.........
  • luisb
    06 jan, 2016 dequalquerlado 14:46
    Este Luis B é mais um, só vê verdade nos laranjas "dizendo ao "povo" o que deve ou não deve pensar???" Eh pá, então este martelo que tem passado a vida como comentador ao serviço da direita, acolhido por esta comunicação social da treta, que tem estado ao mesmo serviço, mentiu à descarada e vergonhosamente, contradizendo o que tinha dito em 2012, apoiando a austeridade e o empobrecimento do povo, o que foi preciso os videos para o calarem (igual ao coelho) como é que este sujeito pode ter credibilidade? Esganiçadas é?! O que se há de dizer deste fala barato do martelo? do coelho, do cavaco, a múmia, que quando abrem a boca ou entra mosca ou sai asneira....Quanto a esta europa da treta, quem comeu os dinheiros, foi o povo, ou foi os corruptos, os bancos, os subsídios para empresários e lavradores para meterem na algibeira, comprarem gipes e fazerem piscinas nas suas casas, e até porches? E agora nem para aumentar uns míseros 25 euros no salário minimo, foi preciso tanta indignação deste patronato da treta, ganancioso, ultrapassado e fascista, com a conivência do coelho e cavaco, outros dois fascistas. Por isso o pais que temos
  • Eborense
    06 jan, 2016 Évora 13:21
    Perigosa és tu que só dizes asneiras e fazes propostas demagógicas, as quais se fossem colocadas em prática, Portugal em dois anos seria a Cuba da Europa. O problema é que há cerca de 10% de atrasados mentais que acreditam em ti. Um deles, é o chefe do governo.
  • Luís B.
    06 jan, 2016 Mirandela 10:30
    As esganiçadas têm de estar sempre contra alguém que fica do lado direito do espectro politico. Esta senhora, age como uma espécie de Big Brother na versão orwelliana, dizendo ao "povo" o que deve ou não deve pensar. A esquerda sempre teve o complexo de ser dona da verdade absoluta, e a terrível limitação de não saber conviver com os partidos à direita quando o povo os escolhe para governar o país. Em vez de mandar bitaites sobre Marcelo, deveria explicar porque mudou de opinião, uma vez que 1) subiram as portagens que o Bloco queria extinguir, 2) o aumento de reformas aos pensionistas é inferior ao "café" que o anterior governo propunha, 3) Passos tinha um guarda costas, Costa contratou três, 4) o banco central europeu confirma que as reservas em ouro são superiores aos não sei quantos últimos anos. Lamento também que a comunicação social nacional, enfeudada aos valores esquerdistas, não consiga dar destaque a estes indicadores, fazendo assim o jogo dos golpistas parlamentares que apenas irão criar mais sofrimento para o povo, pois falhando as metas do défice, iremos voltar a ter austeridade que tanto custou a passar...

Destaques V+