Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Novo aeroporto. Moedas não abdica de participar na discussão

23 set, 2022 - 22:27 • Lusa

Questionado sobre o facto de Santarém ser uma possibilidade para a localização do futuro aeroporto de Lisboa, Carlos Moedas lembra que a proximidade se mede "no tempo que se demorará de Lisboa até ao aeroporto".

A+ / A-

O presidente da Câmara de Lisboa considera que a proximidade à capital é um dos critérios mais importantes na construção do novo aeroporto, salientando que não abdicará de um lugar à mesa para discutir sobre a sua localização.

"Quando se fala de proximidade é a proximidade de se chegar a Lisboa, eu não estou a falar em quilómetros, estou a falar na rapidez. Eu não conheço o projeto de Santarém, conheço por alto, mas quando falo de proximidade é no tempo que se demorará de Lisboa até ao aeroporto", referiu Carlos Moedas, em declarações aos jornalistas em Paris.

O presidente da Câmara de Lisboa está na capital francesa, tendo estado reunido com a sua homóloga de Paris, Anne Hidalgo, e inaugurado um passeio no 17.º e 8.º bairros de Paris dedicado a Aristides de Sousa Mendes, cônsul português em Bordéus em 1940 e que salvou 30 mil judeus franceses e de outras nacionalidades.

Em declarações aos jornalistas ainda antes de ter terminado o encontro, em Lisboa, entre o primeiro-ministro, António Costa, e o líder do PSD, Luís Montenegro, sobre o novo aeroporto de Lisboa, Carlos Moedas disse que não abdicará de um lugar à mesa das negociações.

"Para Lisboa é muito importante que haja um novo aeroporto muito rapidamente e, portanto, quero ser parte dessa discussão e não prescindo de um lugar à mesa nessa discussão. É normal que o primeiro-ministro esteja a falar hoje com o líder da oposição. Aquilo que Lisboa tem de ter é um lugar à mesa nas discussões", declarou o autarca social-democrata.

Para Carlos Moedas, a política deve "ficar de lado", sendo necessário encontrar uma solução.

"O importante para mim é a rapidez, temos de ter um aeroporto muito rapidamente porque Lisboa como uma capital europeia, não pode ter um aeroporto que está completamente dentro da cidade. Esse aeroporto pode continuar, mas com um tráfego diferente", disse.

O primeiro-ministro disse haver convergência com o PSD sobre a metodologia para a decisão relativa ao novo aeroporto, adiantando que a futura comissão técnica estudará várias localizações, além do Montijo e Alcochete, incluindo Santarém.

António Costa falava no final de uma reunião de cerca de 55 minutos, em São Bento, com o presidente do PSD, Luís Montenegro – um encontro em que também estiveram presentes o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, e o 'vice' social-democrata Miguel Pinto Luz.

Em conferência de imprensa, o primeiro-ministro disse que há acordo com o PSD sobre a metodologia a seguir até uma decisão “definitiva” sobre a localização do novo aeroporto regional de Lisboa.

António Costa adiantou que, em breve, o Conselho de Ministros aprovará uma resolução para a criação de uma comissão técnica independente e de uma comissão de acompanhamento.

Essa comissão técnica, de acordo com o líder do executivo, não se limitará a estudar as soluções Montijo e Alcochete, admitindo igualmente hipóteses como Santarém “e outras” que essa comissão venha a considerar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+