Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

​Chega insiste e aponta Rui Paulo Sousa para vice-presidência do Parlamento

21 set, 2022 - 15:33 • Manuela Pires

A Iniciativa Liberal volta a não apresentar nova candidatura à vice-presidência da Assembleia da República.

A+ / A-

É a terceira tentativa. O Chega volta a insistir em eleger um vice-presidente da Assembleia da República.

Depois de, em março, a maioria dos deputados ter chumbado os dois nomes indicados pelo partido de André Ventura, Diogo Pacheco do Amorim e Miguel Mithá Ribeiro, fonte do partido diz à Renascença que a nova escolha é o deputado Rui Paulo Sousa.

A Iniciativa Liberal (IL) vai continuar a não apresentar qualquer candidatura. Numa nota enviada à Renascença, a IL diz que “não se alteraram as circunstâncias políticas que levaram o partido a não reapresentar candidatura a uma das vice-presidências da Assembleia da República no próprio dia 31 de março, em que o nome de João Cotrim Figueiredo não foi votado por 116 deputados” e, por isso, “a decisão de não apresentar uma nova candidatura mantém-se.

A Assembleia da República agendou para esta quinta-feira nova eleição para a vice-presidência da mesa, e o único candidato é o deputado do Chega Rui Paulo Sousa.

Em 31 de março, a socialista Edite Estrela e o social-democrata Adão Silva foram eleitos para duas das quatro vice-presidências da Assembleia da República.

De acordo com o Regimento da Assembleia da República, podem propor vice-presidentes os quatro maiores grupos parlamentares (PS, PSD, Chega e IL na atual legislatura), mas só são eleitos se obtiverem maioria absoluta dos votos dos deputados em efetividade de funções.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+