Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Encontro Interparlamentar PSD

Bolieiro desafia ilhas a deixarem de estar “de mão estendida” à UE para se afastarem da “pequenez”

21 set, 2022 - 16:45 • Tomás Anjinho Chagas

Presidente do Governo Regional dos Açores acredita que está na hora de o arquipélago “mostrar o valor” que acrescenta à Europa. O mar é a solução sugerida para evitar o “isolamento e a pequenez”.

A+ / A-

Chegou ao poder nos Açores em 2020, e agora desafia a Região Autónoma a virar-se para a dimensão marítima e para a disrupção. Qual? Na visão de José Manuel Bolieiro, o desafio passa por demonstrar “o valor que acrescentamos à Europa” e não estar apenas “de mão estendida” para Bruxelas.

“A disrupção que eu gostaria de ver na literacia dos povos insulares na nossa participação europeia, é de deixarmos de ter a mão estendida. E passarmos a ter capacidade demonstrativa do valor que acrescentamos à Europa”, insta o líder do Governo açoriano.

No discurso que abriu a primeira jornada interparlamentar do PSD, em Ponta Delgada, que junta os deputados dos vários órgãos, dos Açores à Europa, José Manuel Bolieiro sublinhou o potencial que existe na exploração do mar nos Açores. Caso contrário, o chefe do Governo açoriano considera que a Região Autónoma está condenada à “pequenez”.

“Se no entendimento do território só incluirmos a componente terrestre? Sim: isolamento, distanciamento, pequenez e demografia exígua”, afirma José Manuel Bolieiro, que aponta um caminho alternativo.

“Se incluirmos como devemos o espaço marítimo e o espaço aéreo, somos uma vantagem competitiva para a União Europeia”, atirou o líder do Governo Regional da Madeira (PSD/CDS). Na plateia estavam, por exemplo, os eurodeputados Paulo Rangel, José Manuel Fernandes, Maria da Graça Carvalho e Lídia Pereira.

Numa intervenção curta onde falou várias vezes em “regiões ultraperiféricas” da União Europeia, José Manuel Bolieiro pediu às administrações insulares para terem a capacidade de se “afirmar” perante os fóruns europeus.

As palavras de Bolieiro servem de tiro de partida ao primeiro encontro interparlamentar do PSD. A iniciativa, em articulação entre o PSD, o PSD Açores e o PPE (Partido Popular Europeu), junta alguns deputados da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, alguns deputados à Assembleia da República e também os eurodeputados do PSD que estão no Parlamento Europeu.

O encontro inédito tem palco num hotel em Ponta Delgada e estende-se até à próxima sexta-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Paulo Gonçalves Gonçalves
    04 out, 2022 Covilhã 17:07
    Muito bem!!! O movimento Partido Ibérico estará este fim de semana em S. Miguel a propósito das comemorações dos 500 anos do nascimento de Gaspar Frutuoso e fará uma conferência de imprensa para, justamente, para reforçar esta posição do Presidente do Governo.

Destaques V+