Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Chega. Ventura vai pedir moção de confiança após o caso Mithá Ribeiro

28 ago, 2022 - 12:29 • João Carlos Malta

O líder do Chega reconhece que há no partido quem queira outra linha na ação política, e que portanto está na altura de devolver a palavra aos militantes.

A+ / A-

O presidente do Chega, André Ventura, disse este domingo, durante a rentrée do partido em Loulé, que vai pedir à mesa nacional a marcação de uma moção de confiança à direção que lidera.

É a resposta de Ventura à turbulência que se vive no Chega, e de que o caso do deputado Gabriel Mithá Ribeiro é apenas mais um de uma sucessão de eventos.

O líder do Chega admite que o partido tem uma fação, que acredita "ser minoritária", que tem uma prespetiva diferente sobre a linha de ação política que o partido deve seguir. "Alguns pensam que temos de fazer uma oposição mais parecida com o PSD e a Inciativa Liberal", defendeu.

"Isto não é o PCP"

Ventura assegura que não gosta de viver "a fingir que os problemas não existem". "Isto não é o PCP, não vou fingir que não há questões", sublinhou.

Por isso, acredita que a melhor forma de esclarecer o que se passa no partido é avançar para uma "moção de confiança ao partido para perceber se o partido quer seguir este caminho".

"Quando um presidente não está agarrado ao poder é isso que faz, pergunta se querem seguir este caminho", esclarece.

Sobre a possível saída de Mithá Ribeiro do grupo parlamentar do Chega, o líder do partido diz que "um partido é como uma equipa de futebol, tem de ter uma liderança, senão cada um joga por si".

Ainda assim, alerta que não negoceia com base em pré-condições, ao mesmo tempo que afirma não estar imune às vítimas.

Mithá fica na AR, dentro ou fora do Chega

Ontem, o deputado do Chega eleito por Leiria, Gabriel Mithá Ribeiro, que se demitiu de vice-presidente do partido, garantiu que cumprirá o mandato dentro ou fora do partido e avançou que irá iniciar negociações com o presidente do Chega.

"Seja qual for o desfecho deste cenário, cumprirei o mandato até ao final da legislatura e sem abdicar da autonomia do trabalho que desenvolvo no distrito para o qual fui eleito, o distrito de Leiria", disse hoje Gabriel Mithá Ribeiro, numa conferência de imprensa, com limite de número de perguntas aos jornalistas.

Mithá Ribeiro, que se demitiu de vice-presidente do partido, garantiu hoje que cumprirá o mandato dentro ou fora do partido e avançou que irá iniciar negociações com o presidente do Chega.

"Seja qual for o desfecho deste cenário, cumprirei o mandato até ao final da legislatura e sem abdicar da autonomia do trabalho que desenvolvo no distrito para o qual fui eleito, o distrito de Leiria", disse hoje Gabriel Mithá Ribeiro, numa conferência de imprensa, com limite de número de perguntas aos jornalistas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joaquim Correto
    28 ago, 2022 Paços 22:02
    O Chega vai acabar por se afogar nas suas próprias moções!

Destaques V+