Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

SEF. Líder do CDS diz que processo de extinção é "simplesmente criminoso"

23 abr, 2022 - 14:23 • Lusa

O MAI anunciou que o Governo decidiu adiar a extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, prevista para maio.

A+ / A-

O presidente do CDS-PP diz ser "simplesmente criminoso" e sem "nenhuma razão de ser" o processo de extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), agora adiado pelo Governo.

"Quando há crimes, os crimes são basicamente julgados e as pessoas sancionadas, mas isso vale para o SEF como vale para os partidos políticos, como vale para uma empresa. O que está a ser feito ao SEF é simplesmente criminoso", afirmou o líder centrista.

Em declarações aos jornalistas, durante uma visita à feira agropecuária Ovibeja, que está a decorrer na cidade de Beja, Nuno Melo lembrou que o seu partido pronunciou-se sobre a extinção do SEF "antes de qualquer outro partido", aquando da sua tomada de posse como presidente centrista.

E elogiou o "enorme profissionalismo" do SEF, que é "responsável por um sucesso manifesto que a Europa admira".

Isto graças aos "1.700 profissionais que, todos os dias, trabalham" neste organismo e que, em virtude do processo de extinção, "não sabem o que lhes vai acontecer no futuro", acrescentou.

A extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, "até por este sucesso, não tem nenhuma razão de ser", argumentou o presidente do CDS-PP.

Portugal, graças ao trabalho do SEF, tem mostrado "alguns dos melhores exemplos" no que respeita ao acolhimento de refugiados vindos da Ucrânia, devido à guerra, disse. "Isso deve-se ao SEF, ao seu profissionalismo" e "nenhuma instituição pode ser penalizada" ou "sancionada por aquilo que uma ou duas ou três pessoas praticam de errado, não tendo em conta todo o universo da sua realidade", sublinhou.

Na sexta-feira, o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, anunciou que o Governo decidiu adiar a extinção do SEF, prevista para maio, devido à necessidade de amadurecer as alterações previstas, nomeadamente ao nível da formação de quem ficará no controlo aeroportuário.

Tópicos
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+