Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Agregador de Sondagens da Renascença

Sondagem das Sondagens estima que PS vence sem maioria absoluta

28 jan, 2022 - 19:45 • Joana Gonçalves

PSD e PS estão em empate técnico na sondagem das sondagens da Renascença. Toda a direita soma 39% das intenções de voto, num valor que pode chegar aos 45% se for adicionado o Chega. A confirmar-se a estimativa, a esquerda alcança 49%, sem o PAN.

A+ / A-

Clique aqui para aceder ao trabalho "Sondagem das sondagens"


A dois dias das eleições legislativas de 30 de janeiro, o agregador de sondagens da Renascença estima uma vitória do Partido Socialista, sem maioria absoluta. A distância entre PS e PSD fixa-se nos quatro pontos percentuais.

De acordo com a Sondagem das Sondagens, o partido liderado por António Costa soma 36% das intenções de voto estimadas, seguido dos sociais-democratas, com 32%.

O lugar da terceira força política é dividido entre Bloco de Esquerda e Chega, ambos com 6%.

Em quarto lugar, ambos com 5%, surgem a CDU e a Iniciativa Liberal (IL), seguidos do CDS-PP (1.7%) e Livre (1.6%).

Assim, toda a direita soma 39% das intenções de voto, num valor que pode chegar aos 45% se for adicionado o Chega. A confirmar-se a estimativa, a esquerda alcança 49%, sem o PAN.

Numa comparação face às últimas legislativas, todos os partidos à esquerda descem na intenção de voto dos portugueses, com exceção do Livre que sobe 0,5%.

À direita o cenário é inverso. Só o CDS-PP perde percentagem de votos. PSD (+4%), IL (+3.7%) e Chega (+4,5%) crescem em relação aos resultados alcançados em 2019.

Para alcançar o resultado, com atualização diária na página interativa da Renascença, foi adotado um filtro estatístico, conhecido como Filtro de Kalman. Pode consultar toda a metodologia aqui.

O que é e como funciona o agregador de sondagens da Renascença?
O que é e como funciona o agregador de sondagens da Renascença?
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+