Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Paulo Rangel insiste

"O PSD tem de ser um partido de esperança, não o partido da espera"

18 out, 2021 - 21:23 • Redação

O candidato à liderança do PSD promete unir o partido e critica Rui Rio por não o ter feito. Num cenário pós-eleições legislativas, o eurodeputado admitiu acordos e até coligações com o CDS e a Iniciativa Liberal, excluindo o Chega.

A+ / A-

Paulo Rangel considerou esta segunda-feira, numa entrevista à TVI, que "o PSD tem de ser um partido de esperança, não o partido da espera".

O candidato à liderança social-democrata afirmou estar pronto para ir a eleições em 2023, ou mais cedo, se assim necessário.

"Se houver uma crise, temos de responder à crise. Com eleições marcadas para 4 de dezembro, aconteça o que acontecer, eu não só estaria preparado como o PSD não devia renunciar às suas responsabilidades", apontou.

"A estratégia de Rui Rio é de esperar que o Governo caia. O PSD é um partido de vocação marioritária. Se fizermos uma oposição dura e critícia e apresentarmos uma alternativa que dê esperança aos portugueses, conseguiremos lutar por uma maioria absoluta", acrescentou.

Num cenário pós-eleições, Paulo Rangel admitiu acordos e até coligações com o CDS e a Iniciativa Liberal, excluindo o Chega.

O eurodeputado apontou que o PSD "é oposição e, por isso, não tem de aprovar um mau Orçamento".

O candidato à liderança do PSD disse que o país "não perceberia" uma crise política, mas que o Partido Socialista "tem de negociar com os seus parceiros habituais", apontando culpas a Bloco de Esquerda e PCP.

Paulo Rangel afirmou ainda que o PSD não sai fragilizado se o OE2022 chumbar, mas sim se "travar um processo eleitoral interno normal", criticando a tentativa de Rui Rio adiar as eleições no partido.

O eurodeputado admitiu falar "frequentemente" com Passos Coelho, mas que não pode falar pelo antigo primeiro-ministro no que toca a apoios à sua candidatura.

"Não colocaria uma pessoa por quem tenho a maior das admirações na posição de parecer que ele tem algum interesse em me apoiar", explicou.

Paulo Rangel criticou Rui Rio por "não ter congregado" os apoiantes de Luís Montenegro e Miguel Pinto Luz, no congresso de fevereiro de 2020.

"Eu não apoiei Rui Rio em 2017. Quando chegamos a 2019, Rui Rio entendeu renovar a sua liderança e fazer uma oposição mais firme e congregar o partido. Com base nesses argumentos, senti que merecia um voto de confiança. Depois, houve um caminho de divergência, mas essa divergência já existia", acrescentou.

O candidato à liderança do PSD pensa ter "todas as condições para agregar as diferentes visões do PSD".

"A partir de 2020, isso não aconteceu", disse ainda.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José J C Cruz Pinto
    19 out, 2021 ÍLHAVO 13:29
    Então vai esperando pela nossa esperança! [Os vossos cavalinhos já estão todos encharcados.]
  • Petervlg
    19 out, 2021 Trofa 13:20
    Uma coisa é certa com Paulo Rangel, que muito estimo, mas não tem perfil para levar o PSD a uma vitoria, alias tirando Rui Rio, o PSD não tem ninguém para o substituir. Melhor só mesmo Cavaco Silva
  • Bruno
    18 out, 2021 aqui 21:34
    Os "soundbites" de Rangel são muito bons. É possível que ganhe as próximas eleições mas a direita jamais irá para o poder nas próximas décadas uma vez que a maioria dos portugueses identifica-se com a esquerda e ela, no seu conjunto, acabará por ter mais votos.

Destaques V+