Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Otelo Saraiva de Carvalho

Luto nacional por Otelo? "Importante é não é termos uma polémica sobre o tema", diz Costa

27 jul, 2021 - 20:18 • Redação

Confrontado com um protesto junto à capela da Academia Militar, à chegada ao velório de operacional do 25 de abril, o primeiro-ministro evitou polémicas. "O Estado tem de ter, naturalmente, critérios consistentes e coerentes e foi assim no passado", em relação a outras figuras da Revolução dos Cravos.

A+ / A-

O primeiro-ministro justificou esta terça-feira a decisão de não ser declarado luto nacional pela morte de Otelo Saraiva de Carvalho.

Em resposta ao protesto com que foi recebido à chegada ao velório do coordenador operacional da revolução de abril de 1974, na capela da Academia Militar, em Lisboa, o primeiro-ministro António Costa referiu que “o importante não é termos uma polémica sobre o tema”, por considerar que este deve ser “um momento, aliás, de reconciliação de todo o país com a figura do coronel Otelo”.

Em defesa da decisão do Executivo, Costa lembrou que “o Estado tem de ter, naturalmente, critérios consistentes e coerentes e foi assim no passado”, em relação a outras figuras da Revolução dos Cravos.

A posição do primeiro-ministro está, de resto, em linha com a do Presidente da República.

Já esta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa tinha insistido que para a decisão de não decretar luto nacional contribuiu o facto de ter acontecido o mesmo quando morreram outros protagonistas da revolução.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    28 jul, 2021 Lisboa 10:50
    O crédito que ele merecia por ter sido o estratega do 25 de Abril, desbaratou-o ele próprio quando tentou ajudar à implementação de outra Ditadura, desta vez de sinal contrário, e após perder essa batalha, quando organizou e teve parte ativa numa organização terrorista que matou 17 pessoas e feriu e estropiou muitas mais. Luto Nacional por alguém que não aceitou a vontade popular e se virou contra a Nação?

Destaques V+