Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

António Costa admite que gerir o país "tem sido duro"

15 jul, 2021 - 19:51 • Susana Martins com Lusa

O primeiro-ministro fez um balanço de mais de meia-hora da primeira metade da legislatura, em jeito de antecipação do debate do estado da Nação, que decorre na próxima quarta-feira.

A+ / A-

O primeiro-ministro admitiu, esta quinta-feira, que "tem sido duro" gerir o país em situação de pandemia há mais de um ano, mas assegurou ânimo redobrado e força a triplicar para a execução do Plano de Execução e Resiliência (PRR).

No encerramento do primeiro dia das jornadas parlamentares do Partido Socialista (PS), que decorrem em Caminha (Viana do Castelo), António Costa fez um balanço de mais de meia-hora da primeira metade da legislatura, em jeito de antecipação do debate do estado da Nação, que decorre na próxima quarta-feira.

No final, centrou-se nos desafios para o futuro, e apontou como ambição que o país seja "o melhor" na execução do PRR, depois de ter sido o primeiro a entregá-lo em Bruxelas.

"Este PRR não caiu do céu, nasceu da vontade comum dos europeus, mas também da luta de muitos", afirmou, lembrando que no próximo dia 21 de julho faz um ano que, de madrugada, foi possível aprovar este instrumento a nível europeu.

Perante muitos dos 108 deputados da bancada socialista, António Costa transmitiu a mensagem que diz deixar aos portugueses que o abordam na rua, tanto aos "simpáticos" que lhe desejam "força" para resistir, como aos que dizem que não gostariam de estar na sua pele.

"A todos esses quero dizer o seguinte: tem sido duro, tem, mas é um combate e uma dureza que não nos tiram força, não nos tiram ânimo. Pelo contrário, só nos redobram o ânimo, só nos triplicam a força. Vamos ser os melhores a executar o PRR, vamos salvar as nossas empresas, vamos criar mais e melhores empregos", apelou.

António Costa abordou ainda as críticas ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), exigindo um pedido de desculpas a quem perspetivava o caos.

"Ouvimos dizer que ia faltar tudo no SNS. Que ia haver rutura no SNS. Que os médicos iam ter de ter necessidade de escolher quem vivia e quem morria. Nós ouvimos isso tudo e os que o disseram devem-se lembrar e devem pedir desculpa pelo aquilo que direção", afirmou o primeiro-ministro.

O chefe do Executivo voltou a colocar de parte uma remodelação do Governo, elogiando o atual ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, que se encontrava entre o público.

"Quero saudar o recordista dos ministros da Educação, pelo excelente trabalho e a continuidade das suas políticas", disse António Costa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Oliveira
    15 jul, 2021 Lisboa 21:58
    Este homem, que exerce de primeiro-ministro, é de uma enorme desfaçatez. Incompetência atrás de incompetência (mortos nos lares, aumento exponencial de infectados com o Natal, etc). O Estado ocupado pelo PS, o advento de um totalitarismo presente em inúmeros exemplos, de que a doutrinação na escola é o mais grave. A passividade da população é muito grave.
  • Americo Anastacio
    15 jul, 2021 Leiria 20:52
    "Tem sido duro" gerir o país ..." Este sr. chama à sua governação, gerir o País ? É gerir, tudo, menos o País.
  • EU
    15 jul, 2021 PORTUGAL 20:40
    Duas HORAS depois, vimos uma REPORTAGEM televisiva onde nos é mostrado o excesso de VELOCIDADE por parte de viaturas de MINISTROS. Vimos também ALGUÉM, sem dar a cara(?), a invocar que Anibal Cavaco Silva, enquanto Primeiro Ministro, excedia ou deixava exceder a VELOCIDADE, com viatura do Estado. Pergunto, porquê só AGORA este PROFISSIONAL de meia tigela veio NÃO dar a cara para dizer " ISTO NÃO É PARA MENINOS ". É para quem? É para IRRESPONSÁVEIS? Então para quê a CARTA de PROFISSIONAL? São irresponsáveis como este, Ministros incluidos, que encontro na ESTRADA e se consideram os REIS desta ........ Mas o Ministro não se LEMBRA nem VIU, o que estava na sua frente, o mostrador dos KMs.
  • EU
    15 jul, 2021 PORTUGAL 19:19
    " tem sido DURO, governar Portugal ". Eu digo mais. O que se está a passar no PAÍS é GRAVÍSSIMO. Vejam, com OLHOS de ver, o que as IMAGENS televisivas nos mostram e depois ANALISEM.

Destaques V+