Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Operação Cartão Vermelho

Catarina Martins. Caso de Luís Filipe Vieira "entrava olhos adentro"

09 jul, 2021 - 23:53 • Lusa

Coordenadora do Bloco de Esquerda defendeu que, se não fosse pela "promiscuidade" entre economia, política e futebol, mais gente teria visto antes o que "entrava olhos adentro" no caso que envolve o presidente suspenso do Benfica.

A+ / A-

A coordenadora nacional do BE defendeu esta sexta-feira em Santa Maria da Feira que, se não fosse pela "promiscuidade" entre economia, política e futebol, mais gente teria visto antes o que "entrava olhos adentro" quanto a Luís Filipe Vieira.

O comentário de Catarina Martins sobre a detenção do presidente do S.L. Benfica, por alegados prejuízos ao Estado em negócios superiores a 100 milhões, deu-se na apresentação pública da candidata do BE à Câmara Municipal da Feira, concelho do distrito de Aveiro para o qual essa cabeça-de-lista quer novas políticas habitacionais e menos especulação imobiliária, por defender que "não basta providenciar a sobrevivência - é preciso vida digna para todos".

A líder do BE apoiou essa visão começando por lamentar que a economia portuguesa esteja assente "em grandes grupos económicos rentistas que vivem do privilégio" e referindo depois que a investigação ao presidente do Benfica só veio confirmar o que o BE já tinha percebido.

"Nos últimos dias, com a detenção do Joe Berardo e agora do Luís Filipe Vieira, há tanta gente que parece tão surpreendida! 'Como é que foi possível que estas coisas acontecessem?'. No BE não temos surpresa nenhuma porque sempre denunciámos esta economia do privilégio. Mais: sempre denunciámos a promiscuidade entre o negócio e a política, e, sim, também o futebol", declarou.

Para Catarina Martins, é essa mistura de interesses "que faz com que tanta gente não tenha querido fazer as perguntas que se impunham e não tenha querido ver o que entrava olhos adentro".

Realçando que o BE vem denunciando várias situações em que se disfarça "privilégio e rentismo chamando-lhe mérito ou empreendedorismo" e defendendo que "foi no sistema financeiro e na especulação imobiliária que se fez o pior à economia deste país", a coordenadora do partido disse que a mudança também pelas escolhas do eleitorado nas eleições autárquicas de setembro.

"Quando dizemos que queremos construir soluções para que depois desta pandemia nada seja como antes, é porque queremos que seja feita justiça e garantir que este sistema de privilégio não continua nem permanece", afirmou.

Catarina Martins admitiu que os representantes do BE podem ser "muito chatos" quanto à urgência de reestruturar a economia nacional, mas insistiu: "Recusamos esta ideia de se ficar espantado a cada escândalo e só se fazer perguntas quando já rebentou a bolha, e depois se ir criando sempre novos fundos imobiliários, novas promiscuidades entre imobiliário, banca, política e futebol, à espera de outra bolha para rebentar passados 10 anos".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • lv
    11 jul, 2021 Loures 10:40
    A Catrina tem bom "olho entra por ali adentro"!
  • ze
    10 jul, 2021 aldeia 10:11
    Catarina e quando começas a lutar para baixar o iva da electricidade? e quanto ao aumento das pensões mais baixas?e em relação para os novos milhares de desempregados? e o BE já estudou bem a economia portuguesa? estamos" quase" na fase de banca rota?,e que leis contra a corrupção e enriquecimento ilicito o BE apresenta? e a entreajuda ao PS é para continuar? e muito mais de importante haveria......

Destaques V+