Tempo
|
A+ / A-

Morte na A6

Carro onde Cabrita seguia tem situação de "apreendido", esclarece o MAI

01 jul, 2021 - 20:28 • Lusa

Esclarecimento do gabinete de Eduardo Cabrita surge depois de Rui Rio ter dito que a viatura que atropelou um trabalhador da Brisa na A6 não estava registada.

A+ / A-

O Ministério da Administração Interna esclareceu esta quinta-feira que o carro em que seguia o ministro Eduardo Cabrita, envolvido num acidente mortal, encontra-se “na situação jurídica de apreendido” e tem uma guia para poder circular válida até maio de 2023.

“O veículo encontra-se na situação jurídica de apreendido e não foi declarado perdido a favor do Estado. Assim, para poder circular na via pública, a Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública (ESPAP) emitiu uma guia para que o veículo possa circular válida até 13 de maio de 2023”, disse à agência Lusa fonte do Ministério da Administração Interna (MAI).

O esclarecimento do MAI surge após o presidente do PSD ter afirmado que o carro em que seguia o ministro da Administração Interna não estar registado e exigiu esclarecimentos, lamentando que a questão ande “de trapalhada em trabalhada”.

Em declarações aos jornalistas na Assembleia da República, Rui Rio começou por dizer que "como tem sido público e notório", a questão do atropelamento de um trabalhador na autoestrada A6, que provocou a sua morte, pelo carro onde vinha o Ministro da Administração Interna "tem andado de trapalhada em trapalhada e cada vez se entende menos”.

“Temos de saber se havia sinalização da obra ou não havia sinalização da obra, temos acima de tudo de saber a velocidade a que o carro vinha, e agora temos que saber mais uma coisa que eu não entendo: é que o carro que transportava o MAI pura e simplesmente não está registado na conservatória do registo automóvel”, avançou.

Segundo o líder social-democrata, a matrícula não consta dos registos, “o carro pura e simplesmente não está registado”.

Rio disse que procurou na legislação “para ver se havia alguma norma de exceção que dissesse que os automóveis do Estado, os automóveis do Governo, não carecessem de registo” e não a encontrou.

A 18 de junho uma pessoa que fazia a manutenção da via morreu atropelada na autoestrada A6, na zona de Évora, num acidente que envolveu o carro que transportava o ministro Eduardo Cabrita.

O Ministério Público (MP) abriu um inquérito para apurar as circunstâncias da morte do trabalhador, “como sempre acontece neste tipo de situações”, ou seja, em acidentes rodoviários com mortos, segundo fonte da Procuradoria-Geral da República (PGR).

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) abriu igualmente um inquérito interno sobre as circunstâncias em que foi prestado o socorro no acidente.

A GNR está também a investigação o acidente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • J M
    02 jul, 2021 Seixal 15:45
    Mas era o ministro que ia a conduzir o automóvel?
  • Petervlg
    02 jul, 2021 Trofa 07:21
    Tenham vergonha! PS igual a si mesmo, isto está muito pior que no governo de Sócrates
  • EU
    01 jul, 2021 PORTUGAL 22:13
    Às 23 horas liguei para a TVI e comecei a ouvir uma Senhora Jornalista em debate sobre este ACIDENTE. Já disse o que tinha a dizer e nada mais. Mas, Senhora Jornalista, um MINISTRO nunca pode andar na ESTRADA num automóvel ILEGAL. Ainda por cima é o MINISTRO que me OBRIGA a circular devidamente CORRETO. Assim , Senhora Jornalista, não vista a CAPA com nódoas. Assim NÃO. O JORNALISMO tem ÉTICA.
  • EU
    01 jul, 2021 PORTUGAL 20:53
    " o veículo encontra-se na situação de APREENDIDO ". Pois é minha GENTE, estamos entregues à BICHARADA. No fim de semana passado, as PESSOAS/CIDADÃOS/SERES HUMANOS, não podiam SAIR ou ENTRAR no DISTRITO de Lisboa. Soubemos, com pompa e circunstância, que o Senhor Presidente da Assembleia da República, foi a banhos nas águas quentes Algarvias da praia de Altura. Esse já pôde SAIR. Mas, o ZÉ marreco não pôde sair de Alfama. Agora, vimos um MINISTÉRIO justificar o INJUSTIFICÁVEL. Então o AUTOMÓVEL está APREENDIDO e um " FULANO QUALQUER " anda com ele na AUTO ESTRADA? Afinal em que País vivemos? Que AUTORIDADE teem as autoridades para amanhã PRENDEREM um delinquente por se fazer transportar num carro NÃO registado. Senhor Primeiro Ministro, diga-me qual o CRIME POLÍTICO tem o Senhor Ministro da ADMINISTRAÇÃO INTERNA de cometer para ser MANDADO apanhar banhos de sol? Comprem um ESPELHO?

Destaques V+