Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Chega recomenda "quotas máximas" para imigração de países islâmicos

20 jun, 2021 - 18:43 • Lusa

O partido diz que o aumento descontrolado de imigração de países islâmicos é uma ameaça.

A+ / A-

O partido Chega anunciou este sábado um projeto de resolução que recomenda ao Governo que defina quotas máximas para a imigração proveniente de países islâmicos.

No texto do projeto de resolução – que não tem força de lei –, enviado à comunicação social e com data deste domingo, o deputado único e presidente do Chega, André Ventura, recomenda ao Governo que crie "instrumentos legais, administrativos e regulamentares para limitar os níveis de imigração islâmica em território nacional", e estabeleça "quotas máximas de imigração islâmica ou proveniente de países com elevada incidência de fundamentalismo islâmico".

O Chega quer ainda que o Governo "proponha a adoção, pela União Europeia, de mecanismos comunitários de limitação à imigração islâmica para o espaço Schengen".

Na exposição de motivos do projeto, o deputado do Chega defende que "a Europa nunca deve esquecer ou ignorar a sua matriz cristã e humanista (...) tendo um dever político e moral de acolher todos os que fogem da guerra, da perseguição ou do terrorismo".

"O aumento descontrolado da imigração islâmica representa, no entanto, um perigo que não pode ser ignorado nem analisado de ânimo leve", contrapõe, acrescentando que as experiências na Europa "revelaram riscos e problemas que não são despiciendos, podendo colocar em risco a própria matriz de valores da civilização europeia". .

Em concreto, André Ventura apontou como exemplos países como a França, Bélgica ou Suécia, defendendo que "a descontrolada imigração islâmica" pode afetar alicerces das sociedades "em matéria de igualdade, direitos das mulheres e das crianças, laicidade do Estado ou promoção de violência religiosa".

"O Governo da República pode, até no rescaldo das situações verificadas no concelho de Odemira, dar um primeiro passo no sentido de evitar que experiências desastrosas de outros estados da UE se repliquem em Portugal. Mais vale agora do que esperar o inevitável", defende.

Em Odemira, o número elevado de casos de covid-19 detetados no final de abril entre os imigrantes que trabalham na agricultura denunciaram as condições desumanas em que muitos viviam e estiveram na origem da assinatura de dois protocolos para melhorar as suas condições de habitação.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    20 jun, 2021 Lisboa 21:26
    Eu recomendo quotas máximas para a escumalha da Chaga: haver apenas um otário da Chaga no país todo já é muito! E o comentador José diz que "Portugal não é nosso". Pois teu não é que emigraste para a Bélgica e não fazes cá falta! Portugal é de quem cá vive e de quem cá trabalha.
  • Jose
    20 jun, 2021 Belgique 17:57
    Andre Ventura tel razao depois nao se queixem que Portugal nao é nosso.

Destaques V+