Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Conselho de Estado reúne-se na quarta-feira com secretário-geral da NATO

24 mai, 2021 - 15:15 • Lusa

Presença do secretário-geral da NATO em Portugal acontece num momento de tensão devido ao caso do desvio de um avião civil, pelas autoridades da Bielorrússia, que forçaram a sua aterragem em Minsk, onde o jornalista Roman Protasevich, crítico do regime bielorrusso, foi detido.

A+ / A-

O Conselho de Estado, órgão político de consulta do Presidente da República, vai reunir-se na quarta-feira, em Cascais, com a presença do secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, como convidado, foi divulgado esta segunda-feira.

De acordo com uma nota publicada no sítio oficial da Presidência da República, esta reunião terá como tema "NATO, situação e perspetivas".

O Conselho de Estado, presidido por Marcelo Rebelo de Sousa, vai reunir-se a partir das 15h00 no Palácio da Cidadela de Cascais, no distrito de Lisboa, "de forma a assegurar o devido distanciamento físico", lê-se na mesma nota.

Portugal integra a NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte) desde a sua fundação, em 1949. Fazem também parte desta aliança militar, entre outros, os Estados Unidos da América, Canadá, Reino Unido, Alemanha e Turquia. .

A presença do secretário-geral da NATO em Portugal acontece num momento de tensão devido ao caso do desvio de um avião civil, no domingo, pelas autoridades da Bielorrússia, que forçaram a sua aterragem em Minsk, onde o jornalista Roman Protasevich, crítico do regime bielorrusso, foi detido.

O avião, da companhia irlandesa Ryanair, viajava de Atenas, Grécia, com destino a Vilnius, Lituânia - dois países membros da União Europeia e da NATO - atravessando espaço aéreo da Bielorrússia.

No domingo, Jens Stoltenberg considerou que "este é um incidente sério e perigoso que requer investigação internacional". Numa mensagem na rede social Twitter, o secretário-geral da NATO acrescentou que "a Bielorrússia deve garantir o retorno seguro da tripulação e de todos os passageiros".

Também no domingo, Portugal reagiu a este caso através do Ministério dos Negócios Estrangeiros, no Twitter, declarando: "A aterragem forçada hoje na Bielorrússia de um avião europeu, em rota entre duas capitais da União Europeia, é inaceitável e merece a nossa firme condenação. Exigimos a libertação imediata de Roman Protasevich".

Hoje, o alto representante para a política externa da União Europeia, Josep Borrell, acusou a Bielorrússia de colocar "em risco a segurança dos passageiros e da tripulação" e defendeu "uma investigação internacional sobre este incidente para determinar qualquer incumprimento das normas de aviação internacional".

"A União Europeia considerará as consequências desta ação, incluindo a adoção de medidas contra os responsáveis", afirmou Josep Borrell, numa declaração em que pediu a "libertação imediata" do jornalista e opositor Roman Protasevich.

Esta será a segunda reunião do Conselho de Estado no segundo mandato de Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da República, iniciado em 9 de março deste ano.

A anterior reunião deste órgão político de consulta realizou-se em 19 de março e foi dedicada à revisão da Lei de Defesa Nacional e da Lei Orgânica das Forças Armadas, tendo como convidado o ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho.

Marcelo Rebelo de Sousa aumentou a frequência das reuniões do Conselho de Estado, convocando-as aproximadamente de três em três meses, e inovou ao convidar personalidades estrangeiras e portuguesas para as reuniões deste órgão.

Nos cinco anos do seu primeiro mandato, houve 18 reuniões do Conselho de Estado, a última das quais em 15 de dezembro do ano passado, por videoconferência, com a participação do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, como convidado, tendo na agenda a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia deste primeiro semestre de 2021.

De acordo com a Constituição, o Conselho de Estado é composto por cinco cidadãos designados pelo Presidente da República pelo período correspondente à duração do seu mandato, e também por cinco eleitos pela Assembleia da República pelo período correspondente ao da legislatura, além dos membros por inerência.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+