Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Eleições autárquicas: PS está a preparar mais alterações à lei eleitoral

25 mar, 2021 - 17:53 • Susana Madureira Martins

Processo está no grupo parlamentar e pode implicar voto em mobilidade. Só avança depois da aprovação do primeiro-ministro.

A+ / A-

O PS ainda está a preparar alterações à lei eleitoral autárquica para as próximas eleições que o primeiro-ministro já anunciou que vão ser em setembro.

As alterações, sabe a Renascença, estão a ser preparadas pela deputada Isabel Oneto, ex-secretária de Estado adjunta e da Administração Interna, e vão ser apresentadas na próxima semana. Mas primeiro vão ter de passar pelo crivo do primeiro-ministro, António Costa.

O assunto fica assim entre o grupo parlamentar e António Costa, que no fim de semana passado já desautorizou o seu ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que tinha vindo sugerir que as eleições autárquicas poderia decorrer em dois fins de semana.

“Aquilo saiu-lhe”, é a explicação dada por dirigentes socialistas contactados pela Renascença para a precipitação de Cabrita em ter falado do processo eleitoral em entrevista à agência Lusa, sem se coordenar com primeiro-ministro.

António Costa, por seu lado, não gostou. Desautorizou-o na reunião da comissão nacional, mas antes já tinha feito o mesmo na reunião da comissão política. Agora, as alterações que venham a ser introduzidas ao processo eleitoral estão a ser trabalhadas é no Parlamento.

De acordo com fonte da direção do grupo parlamentar, ainda não há decisões e há vários modelos em análise. E entre os modelos, não está completamente excluída a hipótese de voto em mobilidade (o eleitor votar num local que não o da sua residência), uma modalidade que o ministro disse que não seria possível. A existir terá, contudo, de ser muito restrito, dentro de cada concelho.

Um dos problemas apontados pela direção do grupo parlamentar do PS para a dificuldade do processo eleitoral é o facto de os cadernos eleitorais continuarem por digitalizar. Uma crítica à administração eleitoral que, de acordo com uma dirigente socialista, também já devia ter avançado na agilização da organização de votação em lares e para pessoas confinadas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Observador
    25 mar, 2021 País 18:56
    E o voto electrónico à distância, de nossos casas com o nosso computador, através do qual contactamos Finanças / homebanking, fazemos as mais variadas transacções? Ah, pois, não se pode pois por trás dum eleitor está alguém a apontar-lhe um canhão ao traseiro, e o voto não se sabe se é desse eleitor ou não. Mas ir ao site das Finanças e movimentar dinheiros por Homebanking, aí não há problema... Parecido com a "estória" de que não se pode votar em pessoas, só em partidos pois se se votasse em pessoas, haveria uma "crise de representação dos pequenos partidos" ... é cada uma, que parecem duas ... Precisamos doutro 25 de Abril, mas desta vez com balas nas espingardas, porque estar à espera dos políticos para fazerem o que é certo, é melhor esperar sentado

Destaques V+