Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Covid-19. Uma “crise das mulheres” que aumentou “dramaticamente” desigualdade de género

07 mar, 2021 - 09:41 • Lusa

“Violência doméstica aumentou” e “o fardo do trabalho doméstico ganhou outras dimensões”, diz eurodeputada austríaca. “As mulheres foram empurradas para fora do mercado de trabalho, arriscando a sua independência económica”, alerta ainda.

A+ / A-

Veja também:


A presidente da Comissão dos Direitos das Mulheres e da Igualdade de Género do Parlamento Europeu, Evelyn Regner, defende, em entrevista à Lusa, que a atual pandemia é uma “crise das mulheres” e “aumentou dramaticamente” a desigualdade entre géneros.

“A pandemia tornou claro que esta crise é uma crise das mulheres. (…) A violência doméstica aumentou pelo menos 30% na maioria dos países europeus. Além disso, o fardo do trabalho doméstico, que já era feito em larga medida por mulheres, também ganhou outras dimensões, como conciliar a telescola e o teletrabalho”, refere na véspera do Dia Internacional da Mulher.

“E, no mercado de trabalho, eram, e são, as mulheres as heroínas da sociedade que estão na linha da frente: 75% dos empregos com relevância sistémica são levados a cabo por mulheres, de hospitais a lares, professoras, empregadas de limpeza e lojistas”, sublinha ainda Evelyn Regner.

A eurodeputada da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas (S&D, na sigla em inglês) no Parlamento Europeu (PE) considera assim que a atual pandemia de Covid-19 “aumentou dramaticamente” as desigualdades já existentes entre homens e mulheres, sublinhando que “setores com um grande número de mulheres” foram os que mais sofreram com o desemprego derivado da pandemia.

“As mulheres foram empurradas para fora do mercado de trabalho, arriscando a sua independência económica, tão crucial para conseguir afastar as mulheres de círculos viciosos de violência doméstica”, aponta.

Nesse âmbito, a eurodeputada defende que os Planos Nacionais de Recuperação e Resiliência (PRR) devem ser utilizados para “ajudar as mulheres” e “mitigar os efeitos adversos da pandemia” na igualdade de género, uma ideia avançada pela Comissão Europeia que insta os Estados-membros a utilizarem os fundos do PRR para promover avanços nessa área.

“Cabe agora aos Governos nacionais pô-lo em prática: demos-lhes um quadro e agora precisam de implementar uma transversalidade da dimensão de género. Um pacto de cuidados para a Europa, que insista em trabalhos de alta qualidade nos cuidados das crianças aos mais idosos, beneficiaria não apenas as mulheres, mas o conjunto da sociedade e a transição verde e digital”, destaca.

Portugal “mostra muita ambição”

Evelyn Regner saúda os esforços da atual presidência portuguesa do Conselho da UE, que se comprometeu a “garantir que o Pilar Social [da UE] atenta à perspetiva de género”, nas palavras da ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, durante uma audiência, em 27 de janeiro, na comissão a que Regner preside.

Referindo que a presidência portuguesa está a “mostrar muita ambição” na questão da igualdade de género, a eurodeputada salienta ser “exatamente” isso que a UE “precisa agora”.

“Espero que o compromisso leve a ações no Conselho e nós [Parlamento Europeu] estamos prontos para fazer avançar dossiês bloqueados, como a diretiva relativa às mulheres em conselhos de administração, mas também outras iniciativas para promover os direitos das mulheres e a igualdade de género”, frisa.

A eurodeputada reconhece, no entanto, que a oposição de certos Estados-membros na causa dos direitos das mulheres se mantém “feroz”: na Polónia, por exemplo, entrou em vigor a 28 de janeiro uma lei que proíbe de facto os abortos, permitindo que a gravidez seja apenas interrompida em casos de violação, incesto ou quando a vida da mãe está em perigo.

“Por isso, as vozes dos progressistas têm de se manter fortes e muito audíveis. Estas crises podem tornar-se numa oportunidade para intensificar ações contra a violência de género. Neste aspeto, esperamos uma proposta da Comissão Europeia até ao final deste ano e, finalmente, durante esta semana, apresentaram uma diretiva para combater a diferença nos salários entre homens e mulheres”, informa.

Até porque, segundo a eurodeputada, ainda que seja difícil antever a maneira como a “pandemia irá afetar e remodelar” a sociedade, há “sinais preocupantes” tendo em conta que as “gerações mais jovens” ficaram mais expostas “à violência e ao desespero”.

“Haverá definitivamente um impacto negativo duradouro se não mitigarmos isto imediatamente. É por isso que estamos tão ativos na promoção de mais ações em todas as áreas da igualdade de género”, afirma.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    07 mar, 2021 Madeira 14:21
    Alguém disse-me que o pior patrão duma mulher, é quando é mulher. Se é verdade ou não, não sei. Lamento e repúdio veemente a violência doméstica. É selvajaria e cobardia.

Destaques V+