Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vacinação

Covid-19. 50 deputados indicados pela Assembleia da República para vacinação

30 jan, 2021 - 00:05 • Lusa

Em carta enviada ao primeiro-ministro, Ferro Rodrigues esclarece que, entre os prioritários, estão deputados do PS, PSD, PCP, PEV e uma das duas deputadas não inscritas.

A+ / A-

Veja também:


O Parlamento indicou 50 deputados para o processo de vacinação contra a Covid-19, comunicou esta sexta-feira o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, numa carta enviada ao primeiro-ministro, António Costa.

Fonte parlamentar disse à agência Lusa que entre os 50 deputados, num total de 230, estão o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, deputados do PS, PSD, PCP, PEV e uma das duas deputadas não inscritas.

Neste grupo de 50 deputados, de acordo com a mesma fonte, está pelo menos um dos quatro vice-presidentes da Assembleia da República António Filipe (PCP), não constando entre eles José Manuel Pureza (Bloco de Esquerda), que prescindiu de ser vacinado nesta fase.

O PCP indicou ao presidente da Assembleia da República dois dos seus 10 deputados para a vacinação contra a Covid-19, António Filipe e Ana Mesquita, pelos cargos essenciais que ocupam no funcionamento do parlamento.

Numa nota enviada à imprensa, o PCP lembra a sua posição sobre a matéria, considerando que "há órgãos do Estado cujas atribuições e competências específicas são relevantes no combate à epidemia" admitindo, por isso, a vacinação dos titulares desses órgãos "em função de critérios de saúde e das suas atribuições e competências específicas".

"Foram esses os critérios que levaram a que o PCP, nesta fase, tenha indicado para vacinação apenas os seus deputados que integram a Mesa da Assembleia da República, o vice-presidente da AR António Filipe e a secretária da mesa Ana Mesquita", refere o partido.

Os titulares de órgãos de soberania, deputados da Assembleia da República, membros dos órgãos das regiões autónomas e presidentes de câmara, enquanto responsáveis da proteção civil, vão começar a ser vacinados na próxima semana.

No início desta semana, o primeiro-ministro enviou "cartas aos órgãos de soberania para que estabeleçam as prioridades para inoculação em cada um dos serviços".

O Bloco de Esquerda defendeu hoje que apenas deve ser dada prioridade ao presidente da Assembleia da República na vacinação contra a covid-19 e recusa que sejam vacinados os seus deputados.

Esta foi a posição do BE transmitida ao presidente do parlamento, Ferro Rodrigues, que hoje deverá informar quem deve ter prioridade a ser vacinado na Assembleia da República.

Na carta, os bloquistas defendem que "a vacinação dos titulares de altos cargos públicos deve ser bastante circunscrita" e que, no caso do parlamento, "a prioridade deveria ser atribuída apenas ao presidente da Assembleia da República".

Desta forma, a bancada do BE "entendeu, em decisão unânime, não participar no plano de vacinação prioritária a realizar na Assembleia da República".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    30 jan, 2021 Lisboa 10:47
    O Presidente, o PM, o presidente da AR, e os ministros de pastas essenciais, serem vacinados é uma coisa. Fazer a quadrilha política em peso passar à frente de médicos, enfermeiros de 1ª linha, bombeiros, e pessoal no activo mas com doenças perigosas, é outra. E ainda têm a lata de falar em "demagogia". Não passam duma quadrilha que finge estarem zangados uns com os outros, mas são todos iguais e a protegerem-se uns aos outros, contra a população. Tomem nota deste facto e pensem bem nele, da próxima vez que em Eleições puserem a cruz no papel, já que não se pode pedir um levantamento da população em revolta ou uma intervenção do exército - ele existe?
  • António dos Santos
    30 jan, 2021 Coimbra 03:05
    Mais uma pouca vergonha do Parlamento. Não há nada que justifique deputados serem vacinados, fora do que está estipulado. Nenhum deputado é insubstituível. O único como 2ª figura do Estado, o seu presidente é que deve ser vacinado. Os deputados parem de enganar os portugueses.

Destaques V+