Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Vacinas e reanimação da economia na mensagem de Ano Novo de António Costa

01 jan, 2021 - 09:05 • Lusa

A recuperação económica, explica o chefe de Governo, implicará "um pacote robusto e transversal de apoios às empresas".

A+ / A-

Completar o plano de vacinação anti-covid-19 e "reanimar a economia" são duas das prioridades traçadas esta sexta-feira pelo primeiro-ministro numa mensagem de Ano Novo em que pede aos portugueses que prossigam uma "mobilização extraordinária".

Numa mensagem de Ano Novo publicada hoje no Jornal de Notícias, António Costa afirma que "a prioridade das prioridades" é a vacinação contra a covid-19, para alcançar "a ansiada imunidade de grupo", embora o processo se estenda até "ao final do primeiro trimestre de 2022".

"Se as vacinas que estão em desenvolvimento tiverem sucesso, se as que já estão em aprovação forem aprovadas, se nenhum percalço ocorrer com a produção da vacina que já está a ser administrada, tudo continuará a correr como o previsto e no final do verão é possível que alcancemos a ansiada imunidade de grupo", lê-se na mensagem.

No dia em que Portugal inicia a presidência rotativa da União Europeia, o primeiro-ministro recorda que um dos objetivos é assegurar o arranque do Programa de Recuperação e Resiliência, e os respetivos planos nacionais, incluindo o de Portugal.

"O nosso plano responde à urgência de reanimar a economia, mas não esquece nem sacrifica os grandes desafios estratégicos que enfrentamos. (...) É um plano para oportunidades únicas", até porque "a crise provocada por esta pandemia gerou situações dramáticas de pobreza e desigualdade", alertou António Costa.

A recuperação económica, explica o chefe de Governo, implicará "um pacote robusto e transversal de apoios às empresas".

"Somamos, entre março e dezembro, mais de 21 mil milhões de euros de apoios à economia e ao emprego. Em 2021, prorrogamos o Apoio à Retoma Progressiva, alargamos e flexibilizamos o Programa Apoiar, que permite cobrir parte dos custos fixos das empresas mais afetadas pela crise, e lançamos novos mecanismos de apoio às rendas comerciais", afirmou.

Na mensagem de Ano Novo, António Costa fala em "hercúlea tarefa".

"Por isso, a mobilização extraordinária dos portugueses tem de prosseguir, agora orientada para a reconstrução. Este é um momento de viragem, que será determinante para Portugal", apelou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+