Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Parlamento aprova renovação do estado de emergência "para termos Natal em família"

04 dez, 2020 - 15:44 • Redação

Estado de emergência prolongado por mais duas semanas, até 23 de dezembro, com o voto favorável de PS, PSD e da deputada Cristina Rodrigues.

A+ / A-

Os deputados da Assembleia da República aprovaram, esta sexta-feira, a renovação do estado de emergência para tentar travar a pandemia de Covid-19. O ministro Eduardo Cabrita defendeu a medida "para termos um Natal em família".

O Parlamento dá "luz verde" ao decreto do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que renova a emergência até 23 de dezembro e abre portas a um prolongamento até 7 janeiro, de forma a abranger a quadra festiva do Natal e Ano Novo.

PS e PSD e a deputada não inscrita Cristina Rodrigues votaram a favor, BE, CDS, PAN e a deputada não inscrita Joacine Katar Moreiraabstiveram-se, PCP, PEV, Chega, Iniciativa Liberal votaram contra.

“Não devemos banalizar a adoção de medidas excecionais, mas estamos num momento decisivo em que temos de mobilizar todo o esforço como naquela fase mais difícil de uma maratona”, disse o ministro da Administração Interna.

Eduardo Cabrita diz que Portugal "não pode fraquejar neste esforço coletivo" para ultrapassar a pandemia de Covid-19.


O ministro da Administração Interna defende que é importante não baixar a guarda nas próximas semanas "para criarmos condições para termos um Natal em família, para viver o Natal com precaução, defesa da saúde coletiva e criar condições para que o novo ano, iniciado com a esperança da vacina, permita consolidar estes resultados e abrir o caminho para a normalidade”.

O primeiro-ministro, António Costa, marcou presença na sessão, mas a intervenção ficou a cargo de Eduardo Cabrita.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, faz uma declaração ao país, esta sexta-feira, pelas 20h00.

Este é o sexto diploma do estado de emergência de Marcelo Rebelo de Sousa no atual contexto de pandemia de covid-19, para vigorar entre 9 e 23 de dezembro.

Uma posterior renovação por mais 15 dias que abranja o período do Natal e a passagem de ano vigorará de 24 de dezembro até 7 de janeiro.

O Governo anuncia no sábado quais serão as medidas para as próximas semanas e quais serão as restrições durante as celebrações do Natal.

Portugal regista mais 79 mortes e novo aumento diários de casos (4.935) de Covid-19, indica o boletim epidemiológico divulgado esta sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). É o maior número de infeções da última semana.

O plano de vacinação contra a Covid-19 foi apresentado na quinta-feira. Cerca de 950 mil portugueses começam a ser vacinados em janeiro. Idosos em lares e funcionários, pessoas com 50 ou mais anos com patologias graves e profissionais de saúde estão no primeiro grupo prioritário.

A vacinação contra a covid-19 vai ser assegurada prioritariamente por cerca de 40 mil enfermeiros do Serviço Nacional de Saúde (SNS), avançou esta sexta-feira o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, adiantando que se for necessário serão reforçados estes recursos.

“Temos cerca de 40 mil enfermeiros no SNS e são eles que prioritariamente vão vacinar. Obviamente que se for necessário reforço serão reforçados estes meios”, afirmou António Lacerda Sales aos jornalistas, no final de duas visitas a duas unidades de saúde, em Matosinhos, no Porto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joao Rodrigues
    04 dez, 2020 Almada 18:02
    Agora os Comunas já votam contra pois o Governo autorizou o Congresso dos comunas e agora mandam-nos apanhar bones é bem feita para o PM aprender não confira nestes comunas que apanhem todos o COVID

Destaques V+