Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

OE2021

Subsídio extraordinário de risco no combate à pandemia é pago de dois em dois meses

11 out, 2020 - 21:57 • Eunice Lourenço , Susana Madureira Martins , Paula Caeiro Varela

É uma das reivindicações do Bloco de Esquerda e do PCP, ficando garantido no Orçamento do Estado do próximo ano que os profissionais de saúde vão receber bimestralmente o subsídio extraordinário de risco.

A+ / A-

Veja também:


Está garantida uma das reivindicações dos parceiros de esquerda, com o Governo a garantir que os profissionais de saúde que contactem com doentes infectados pela Covid-19, vão ter mesmo um subsídio extraordinário de risco.

Este subsídio de risco será "pago até 12 meses por ano e enquanto persistir a situação de pandemia da doença COVID-19 em período de emergência, calamidade ou contingência", lê-se no articulado da versão preliminar da proposta de Orçamento do Estado de 2021 a que a Renascença teve acesso.

No documento do Governo lê-se ainda que este subsídio "é extraordinário e transitório e corresponde a 20% da remuneração base mensal de cada trabalhador com o limite de 50% do valor do IAS, sendo o pagamento efetuado bimestralmente".

Ou seja, os profissionais de saúde só verão o subsídio extraordinário de risco nas suas contas a cada dois meses, num valor que não deverá ultrapassar os 219 euros, tendo em conta que o Indexante dos Apoios Sociais (IAS) está fixado nos 438,81 euros.

No texto lê-se ainda que "o subsídio vence mensalmente por referência ao mês de exercício de funções em áreas dedicadas ao combate à pandemia e em contacto direto com risco efetivo de contágio, sendo calculado proporcionalmente nos casos em que o período de exercício seja inferior a um mês".

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+