Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OE2021

Aumento extraordinário das pensões de 10 euros, mas só em agosto

11 out, 2020 - 19:11 • Eunice Lourenço , Susana Madureira Martins , Paula Caeiro Varela

O governo já tinha admitido publicamente o aumento das pensões mais baixas, mas sem adiantar um valor, agora o Orçamento do Estado de 2021 prevê que esse aumento seja de 10 euros a serem pagos apenas a partir de agosto.

A+ / A-

Veja também:


Nos últimos anos os aumentos extraordinários das pensões mais baixas têm variado entre os 6 e os 10 euros e o Orçamento do Estado para o próximo ano, a que a Renascença teve acesso, confirma o que o governo vinha afirmando, fixando um aumento de 10 euros a serem pagos, mas só a partir de 1 de agosto e não logo em janeiro, quando o documento entra em vigor.

No documento do Governo, que foi aprovado este domingo em Conselho de Ministros, por via electrónica, a atualização extraordinária é efetuada pelo valor de 10 euros por pensionista "cujo montante global de pensões seja igual ou inferior a 1,5 vezes o valor do indexante dos apoios sociais (IAS), ou 6 euros aos pensionistas que recebam, pelo menos, uma pensão cujo montante fixado tenha sido atualizado no período entre 2011 e 2015".

No articulado do Orçamento do Estado para 2021 pode ler-se ainda que "o valor da atualização regular anual, efetuada em janeiro de 2021, é incorporado no valor da atualização extraordinária", sendo abrangidas no aumento regular as "pensões de invalidez, velhice e sobrevivência atribuídas pela segurança social e as pensões de aposentação, reforma e sobrevivência do regime de proteção social convergente, atribuídas pela Caixa Geral de Aposentações".

O Orçamento do Estado de 2021 é entregue esta segunda-feira no Parlamento, pelas mãos da nova equipa do Ministério das Finanças liderada por João Leão.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+