Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Presidenciais 2021

"Quero que continue". Socialista João Soares apoia eventual recandidatura de Marcelo

09 out, 2020 - 18:27 • Lusa

"A avaliação que faço do seu primeiro mandato é positiva. Tenho a convicção que uma grande parte de nós portugueses também a faz e, portanto, a vitória que provavelmente obterá nas próximas eleições será merecida", declarou o antigo autarca de Lisboa numa publicação no Facebook.

A+ / A-

O antigo ministro socialista João Soares manifestou esta sexta-feira apoio a uma eventual recandidatura de Marcelo Rebelo de Sousa nas eleições presidenciais, considerando "muito positivo" o mandato do atual Presidente da República, contrastando com "alguns que o antecederam".

Esta posição foi transmitida pelo antigo presidente da Câmara de Lisboa e ex-deputado socialista na sua conta pessoal na rede social Facebook, num texto em que o filho do primeiro líder do PS e antigo chefe de Estado, Mário Soares, se define ideologicamente como "um homem de esquerda" e "socialista".

"Na minha opinião a vitória eleitoral do atual Presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, não oferece grandes dúvidas. Mas, claro, não é por isso que o apoio. Apoio-o porque a avaliação que faço do seu primeiro mandato é positiva. Tenho a convicção que uma grande parte de nós portugueses também a faz e, portanto, a vitória que provavelmente obterá nas próximas eleições será merecida", sustenta João Soares.

Para o antigo ministro da Cultura, Marcelo Rebelo de Sousa tem desempenhado "um trabalho positivo, por vezes mesmo muito positivo, no exercício das suas funções como Presidente" da República.

"Quero que continue. Contrasta aliás com alguns que o antecederam. E, sublinho, não me parece poder vir a configurar ameaças e maleitas que tiveram lugar noutros segundos mandatos presidenciais", aponta, aqui numa resposta indireta a teses de dirigentes socialistas que se inclinam para apoiar a candidatura presidencial da ex-eurodeputada do PS Ana Gomes.

Ainda a propósito do seu apoio a uma recandidatura do atual chefe de Estado, João Soares escreve também que não é uma pessoa de "louvaminhas ou de oportunismos políticos ou outros".

"Digo por regra o que penso, e sinto. Conheço Marcelo Rebelo de Sousa há muitos anos. Fui mesmo seu companheiro de escola. Conheço bastante bem o seu percurso pessoal e político. Conheço, portanto, as suas qualidades algumas bem grandes. E alguns defeitos que também tem, como todos nós", refere.

O antigo presidente da Câmara de Lisboa frisa depois ter a "convicção, e o desejo, de que um novo mandato presidencial de Marcelo Rebelo de Sousa possa ser ainda melhor do que o que está a terminar".

"Que se esconjurem fantasmas e espantalhos, que alguns agitam, quanto a um segundo mandato. Quero dar o meu contributo pessoal, por modesto que seja, para que esse segundo mandato seja bem-sucedido. Ao serviço de Portugal, dos valores democráticos, do progresso sustentável, e da solidariedade entre os portugueses. Assumo esta posição em consciência, com transparência e frontalidade", acrescenta no seu texto.

A sua irmã, Isabel Soares, diretora do Colégio Moderno, já manifestou o apoio à candidatura presidencial de Ana Gomes.

“Vários membros do Governo já disseram que me apoiarão”. A entrevista de Ana Gomes na íntegra
“Vários membros do Governo já disseram que me apoiarão”. A entrevista de Ana Gomes na íntegra
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+