Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Espanha

Marcelo "não sabe, nem quer saber" onde está o rei Juan Carlos

09 ago, 2020 - 21:13 • Redação

Presidente da República reagiu à notícia do jornal espanhol "El Mundo" que o juntava à socialite Lili Caneças e ao milionário Brito e Cunha, num trio de portugueses que estaria ajudar o rei emérito a encontrar casa no Estoril.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, desmentiu este domingo que esteja a ajudar o rei emérito de Espanha, Juan Carlos I, a encontrar casa no Estoril, em Cascais. A notícia tinha sido avançada pelo jornal "El Mundo".

"Há uma semana já disse que não sei nada do que se passa sobre essa matéria, nem devo saber, nem quero saber. As pessoas perceberão, as que têm o mínimo de bom senso, e de inteligência que a última pessoa que em Portugal pode intervir numa matéria dessas é o Presidente da República", assume.

O "El Mundo" escrevia este domingo que O um grupo de personalidades portuguesas que estarão a ajudar Juan Carlos na procura de uma casa para se instalar na zona do Estoril, entre as quais estaria o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

As outras personalidades citadas pelo periódico espanhol foram Lili Caneças e o milionário João Manuel Brito e Cunha, velhos conhecidos do pai do atual monarca espanhol, Filipe VI, que já estarão à procura de uma casa na zona do Estoril.

Marcelo disse ainda sobre este tema que qualquer intervenção sua, neste caso, causaria problemas nas relações com o Rei de Espanha Filipe VI com o qual mantém "uma amizade muito intensa e gratificante".

"Isso só perturbaria as relações entre dois países vizinhos e muito amigos", argumentou.

Juan Carlos está envolvido num escândalo de suspeita de tráfico de influências e corrupção. Isso fez com que escrevesse ao filho Filipe VI, atual rei de Espanha, a comunicar a intenção de sair do país e viver no estrangeiro. Desde que isso sucedeu, tem-se sucedido vários rumores sobre a próxima morada do monarca.

Aos oito anos, Juan Carlos veio viver para Portugal, mais precisamente no Estoril, em Cascais, local em que o pai se exilara também durante a ditadura de Franco.

Há dois dias, Juan Carlos foi fotografado a sair de um avião em Abu Dhabi, tendo o jornal "ABC" garantido que o rei emérito estaria alojado no Emirate Palace, um hotel luxuoso do emirado, em que uma noite pode custar por cerca de 11 mil euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José J C Cruz Pinto
    10 ago, 2020 Ílhavo 10:39
    "... nem quer saber ...", disse o Presidente. Sem dúvida a melhor e mais oportuna coisa que poderia ter dito (e eu ouvido)! Estou até espantado .... mas, confesso, talvez ainda um pouco desconfiado - não tanto pelo interesse que o destino da pessoa possa porventura despertar, mas ... Aah(!) por aquela mesma "Real Ideia" do tão desejado fomento do (melhor) turismo (do mundo) ...

Destaques V+