Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo avança com linha circular do Metro de Lisboa apesar de "chumbo" do Parlamento

03 abr, 2020 - 17:22 • Ricardo Vieira

Ministério do Ambiente fala numa obra "urgente e crítica para o interesse público”, e importante para dinamizar a economia abalada pela crise da pandemia de Covid-19.

A+ / A-

O Governo mantém o projeto da Linha Circular do Metropolitano de Lisboa que o Parlamento suspendeu em fevereiro, indica um despacho do ministro do Ambiente e Ação Climática divulgado esta sexta-feira.

O documento refere que a “concretização do Plano de Expansão da rede do Metropolitano de Lisboa – Prolongamento das Linhas Amarela e Verde – Rato – Cais do Sodré” é para continuar.

O gabinete do ministro João Pedro Matos Fernandes argumenta que a tomada de posição dos deputados da oposição não passa de uma “recomendação política”.

“Considerando que, aquando da promulgação da Lei n.º 2/2020, de 31 de março, que aprova o Orçamento do Estado para 2020 (LEO 2020), o Presidente da República considerou que as normas do artigo 282.º da LOE 2020 não têm efeito vinculativo e que, em rigor, a Assembleia da República não suspendeu qualquer decisão administrativa, limitando-se a formular recomendação política, dirigida ao Governo e à Administração Pública em geral, sobre a aludida matéria”, refere o despacho governamental.

O Ministério do Ambiente considera que “a modernização da sinalização e do Plano de Expansão da rede do Metropolitano de Lisboa são urgentes e críticos para o interesse público”, na medida em que “concretizam iniciativas de investimento público fundamentais para a dinamização da economia e para a criação de emprego, o que é especialmente importante perante os efeitos sobre a economia que a pandemia do Covid-19 já está a provocar em todo o mundo e em Portugal”.

Outro dos argumentos para avançar com a obra é que o plano da Linha Circular "recebeu aprovação como Grande Projeto europeu, a que corresponde a atribuição de um apoio do Fundo de Coesão no valor de 83 milhões de euros".

O prolongamento das Linhas Amarela e Verde – Rato – Cais do Sodré representa um investimento total de 276 milhões de euros, beneficia de fundos europeus e a data de conclusão da obra será 2023, conclui o Governo.

O projeto de construção da linha circular do Metro de Lisboa foi suspenso a 4 de fevereiro, segundo uma proposta de alteração do PAN aprovada, no Parlamento, durante a votação do Orçamento do Estado para 2020.

A iniciativa do PAN obteve os votos favoráveis do PSD, BE, PCP e Chega, os votos contra do PS e da Iniciativa Liberal e a abstenção do CDS.

O ministro da Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, acusou na altura o PSD de irresponsabilidade por alinhar na suspensão do projeto e desperdiçar fundos europeus.

“É uma completa irresponsabilidade e uma completa irresponsabilidade mormente do PSD, partido que já foi Governo, para além de ser uma óbvia interferência nos poderes de outros órgãos de decisão, neste caso do Governo, e na empresa pública Metro de Lisboa”, argumentou em declarações à Renascença.

O presidente do PSD, Rui Rio, acusou depois o Governo, e em particular o ministro do Ambiente, de ter mentido aos portugueses sobre as consequências da aprovação pelo parlamento da suspensão da linha circular do metropolitano de Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+