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​OE 2020

Oposição suspende projeto da linha circular do Metro de Lisboa

04 fev, 2020 - 23:39 • Lusa

Proposta aprovada no Parlamento define que o Governo realize este ano "um estudo técnico e de viabilidade económica, que permita uma avaliação comparativa entre a extensão até Alcântara e a Linha Circular".

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O projeto de construção da linha circular do Metro de Lisboa vai ser suspenso, segundo uma proposta de alteração do PAN aprovada esta terça-feira, no Parlamento, durante a votação do Orçamento do Estado para 2020 (OE 2020).

A iniciativa do PAN obteve os votos favoráveis do PSD, BE, PCP e Chega, os votos contra do PS e da Iniciativa Liberal e a abstenção do CDS.

"O Governo procede, durante o ano de 2020, à suspensão do projeto de construção da Linha Circular do Metropolitano de Lisboa", estabelece o número 1 da proposta aprovada.

A iniciativa define ainda que "durante o ano 2020" o Governo realiza, "através do Metropolitano de Lisboa, um estudo técnico e de viabilidade económica, que permita uma avaliação comparativa entre a extensão até Alcântara e a Linha Circular".

O executivo terá ainda de fazer, segundo a proposta, "os estudos técnicos e económicos necessários com vista à sua expansão prioritária para o Concelho de Loures" e "uma avaliação global custo-benefício, abrangendo as várias soluções alternativas para a extensão da rede para a zona ocidental de Lisboa".

A iniciativa do PAN refere também que o Governo procede "à urgente contratação dos trabalhadores necessários à manutenção e ao normal funcionamento do Metropolitano de Lisboa, tendo em conta as diversas áreas onde se verifica carência de pessoal".

Ainda no mesmo documento ficou aprovado que o executivo terá de realizar obras nas estações que necessitam de intervenção, sobretudo devido às infiltrações, no Metropolitano de Lisboa.

A proposta do PAN segue uma resolução da Assembleia da República que recomendava ao Governo a suspensão da construção da Linha Circular do Metropolitano de Lisboa e um estudo técnico e de viabilidade económica.

Comentários
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  • Observador
    05 fev, 2020 Portugal 12:17
    Finalmente alguém com olhos de ver que aquela linha circular, era quase completamente inútil em termos de mobilidade. Dinheiro mal gasto que ia obrigar quem usa linha amarela, a fazer transbordos que não fazia, ia obrigar a obras de 4 anos ou mais em Lisboa, ia gastar uma pequena fortuna e tudo isto para quê? Para turistas andarem por aí às voltinhas? Sim, só se fosse para isso, porque em termos de mobilidade não acrescentava nada, pelo contrário, complicava tudo. Parar este desperdício foi a melhor decisão. Os empreiteiros que gravitam na órbita do PS que arranjem outra obra onde levar dinheiro

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