Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Azeredo Lopes poderá ser chamado a depor no caso Tancos

25 out, 2018 - 09:58

O antigo governante poderá ter de explicar se teve ou não conhecimento da encenação da recuperação de armas.

A+ / A-

O ex-ministro da Defesa Azeredo Lopes poderá ser chamado a depor no caso Tancos. Segundo o Diário de Notícias, Azeredo Lopes será chamado pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), depois do seu ex-chefe de gabinete ter sido interrogado na quarta-feira.

Contactada pela Renascença, a Procuradoria-Geral da República garantiu que o Ministério Público do DCIAP “não tem, neste momento, qualquer diligência agendada no âmbito da designada "Operação Húbris"".

No inquérito do DCIAP, do qual saiu como testemunha, o tenente-general Martins Pereira terá dito que informou Azeredo Lopes da encenação da descoberta das armas roubadas em Tancos. O antigo governante poderá ter de explicar aos procuradores se teve ou não conhecimento da encenação da recuperação de armas.

O furto do armamento dos paióis de Tancos foi noticiado em 29 de junho de 2017, e, quatro meses depois, foi recuperada parte das armas.

Em setembro, a investigação do Ministério Público à recuperação do material furtado, designada Operação Húbris, levou à detenção para interrogatório de militares da Polícia Judiciária Militar e da GNR.

Na mesma altura, foi noticiada uma operação de encenação e encobrimento na operação, alegadamente organizada por elementos da Polícia Judiciária Militar, que dela terão dado conhecimento ao chefe de gabinete do ministro da Defesa, Azeredo Lopes, que se demitiu e foi substituído por João Gomes Cravinho.

Na semana passada, o Chefe do Estado-Maior do Exército, general Rovisco Duarte, também se demitiu, lugar agora ocupado pelo general José Nunes da Fonseca.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Lopes
    25 out, 2018 Viseu 12:43
    Se o ex-ministro da Defesa sabia da trapalhada que envergonha as forças armadas, com grande probabilidade deu a conhecer a situação ao Primeiro- Ministro. Ainda vamos ver que António Costa foi conivente e terá que abandonar o Governo de Portugal. Oxalá que não, mas…

Destaques V+