Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Marcelo. Luta contra xenofobias e populismos é "guerra sem fim e sem quartel"

27 abr, 2018 - 00:11

Chefe de Estado falou na abertura de um ciclo de conferências intitulado "Diálogos com o Mosteiro dos Jerónimos".

A+ / A-

O Presidente da República considera que a luta contra as xenofobias e os populismos "é uma guerra sem fim e sem quartel" e manifestou-se surpreendido com a "simplificação do discurso" de alguns responsáveis internacionais.

Marcelo Rebelo de Sousa falava em Lisboa, na abertura de um ciclo de conferências intitulado "Diálogos com o Mosteiro dos Jerónimos", durante a qual respondeu a perguntas, após um discurso inicial em que sustentou que a vocação nacional e a mais-valia de Portugal é ser "plataforma entre culturas, continentes, oceanos e civilizações".

"Essa mais-valia tem de ser defendida todos os dias, contra aqueles que pregam naturezas puras que nunca existiram, ressuscitam xenofobias e racismos e populismos, na forma ou no conteúdo, ou fechamentos egoístas e exclusivos. É uma guerra sem fim e sem quartel", considerou, reforçando uma mensagem que tem repetido em várias intervenções públicas.

Mais à frente, o chefe de Estado retomou o tema dos populismos, em resposta a uma questão sobre a velocidade dos acontecimentos na atualidade.

O Presidente da República concordou que existe uma "aceleração do tempo político" e apontou esse fator como "um problema real", porque "facilita uma comunicação mais básica e mais primária" e "convida, muitas vezes, a decisões menos amadurecidas, menos ponderadas", além de provocar "o empobrecimento no domínio do debate das ideias" e "o discurso simplista".

"Dir-se-á: isso também tem a ver com os novos meios de comunicação. Tem, que são mais rápidos, são mais condensados e são mais pobres", acrescentou. "Onde poderemos ir parar?", questionou.

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, é complexo e difícil definir a fronteira "entre aquilo que pode ser acessível em termos populares e aquilo que já é populista - não na parte do conteúdo, mas na forma".

A este propósito, contou que, no exercício de funções presidenciais, "no contacto com responsáveis internacionais", que não nomeou, tem sido surpreendido "pela concentração do vocabulário utilizado, pela sobre-simplificação do discurso e, portanto, e pela adesão a um tempo muito acelerado".

"Não estou a falar daqueles de quem se esperaria isso, não, de outros de quem não se esperaria", adiantou.

O Presidente mencionou, como exemplo, que "num país propenso ao racionalismo foi possível um responsável apresentar numa academia importante 100 propostas para a valorização da língua", que admitiu não serem "100 propostas para valorizar a sério", mas apenas "10 ou 15 ou 20" de entre elas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+