Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

MAI promete alterações na segurança privada após caso Urban Beach

07 nov, 2017 - 19:57

Ministro Eduardo Cabrita também quer mudanças no regime da videovigilância.

A+ / A-

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, disse esta terça-feira no parlamento que é necessário "introduzir rapidamente alterações estruturais" nos regimes da actividade de segurança privada e da videovigilância.

"Em diálogo, quer com as forças segurança, quer com os representantes desse sector, que se aborde a necessidade de introduzir rapidamente alterações estruturais, quer no regime da segurança privada, quer no regime da videovigilância, articulando com o respeito dos direitos fundamentais com uma necessária cultura de segurança", afirmou Eduardo Cabrita, durante a discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2018.

O ministro adiantou que deve envolver-se "as autarquias das zonas em que esta matéria é particularmente determinante".

A questão da segurança privada foi levantada pelos deputados do PSD Luís Marques Guedes e do CDS-PP Telmo Correia, depois do caso que envolveu na semana passada seguranças a agredir dois jovens junto às instalações da discoteca Urban Beach, em Lisboa.

Eduardo Cabrita prometeu que "na próxima audição regular" vai apresentar soluções quanto a uma "reforma do regime do exercício da actividade de segurança privada".

O ministro disse ainda que convocou o Conselho de Segurança Privada para esta semana "não para analisar relatórios", mas para "discutir medidas".

Durante a audição, o deputado do PSD Luís Marques Guedes pediu ao ministro que apresentasse propostas "mais concretas" para resolver os problemas na área da segurança privada, já que "não é a primeira vez que o Governo diz que vai mexer nesta área" e depois não o faz.

Por sua vez, o deputado do CDS-PP Telmo Correia perguntou ao ministro quantas vezes reuniu o Conselho de Segurança Privada nos últimos anos e porque a discoteca Urban Beach só foi fechada ao fim de 38 queixas.

Telmo Correia disse também que o objectivo não deve ser "encerrar estabelecimentos", mas sim "que possam existir estabelecimentos em condições".

Na resposta, o ministro da Administração Interna explicou que a estratégia não é de "encerramentos", mas de garantir que "actividades de lazer noturnas possam ser feitas em segurança" e sustentou que "há seis anos que não era tomada uma decisão" deste género.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • indignado
    08 nov, 2017 Santarém 23:07
    O MAI tem mas é que fazer alterações na segurança pública que essa sim está sob a sua tutela, ou seja pôr mais polícia na rua e sobretudo em locais mais perigosos caso das redondezas das discotecas, ou estão a fingir que não vêm nem percebem nada?.

Destaques V+