Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Porto. Álvaro Santos Almeida chama “traidor, populista e déspota” a Rui Moreira

27 mai, 2017 - 20:37

"Um independente deste tipo, sem enquadramento político e ideológico, não é confiável”, refere na convenção autárquica do PSD.

A+ / A-

O candidato apoiado pelo PSD à Câmara Municipal do Porto, Álvaro Santos Almeida, acusa o presidente actual da autarquia portuense, Rui Moreira, de ser "traidor", populista, déspota e um independente sem enquadramento político e ideológico que não oferece confiança.

"Fez um acordo, ou um projecto comum, como lhe queiram chamar, com esse partido [Socialista] que incluía uma candidatura única, mas não resistiu a uma nova traição prescindindo do seu apoio. Negoceia lugares e oferece cargos à esquerda e à direita, conforme seja mais conveniente para a sua ambição pessoal. Em conclusão, governa conforme lhe apraz, sem orientação política, assente apenas no princípio de quem tem o poder, tem a razão", declarou Álvaro Almeida, durante a sua intervenção no púlpito do Fórum da Maia, onde decorre a Convenção Autárquica Nacional do PSD.

Álvaro Santos Almeida recordava o caso recente em que o movimento independente de Rui Moreira - Porto, O Nosso Partido ter anunciado que prescindia do apoio dos socialistas à recandidatura do autarca, e como consequência a 6 de Maio Manuel Pizarro anunciou que ia ser o candidato do PS à Câmara Municipal do Porto nas próximas eleições autárquicas.

"Um independente deste tipo, sem enquadramento político e ideológico, não é confiável. Como os eleitores que nele votaram já se aperceberam e, mais recentemente, o PS veio a perceber", referiu Álvaro Almeida.

Para o candidato social-democrata, a forma de actuar de Rui Moreira não é de independência.

A "isso chamo populismo, aliás se forem ao dicionário, podem ver que essa é a definição de despotismo. Não é por acaso que ele tem trazido para o debate o regresso da ditadura para Portugal", declarou o candidato independente, referindo-se a declarações proferidas a 4 de Maio, e noticiadas pela Lusa, onde Rui Moreira considerava que o modelo de voto em Portugal é "completamente anacrónico" e avisava que o futuro poderia passar pelo regresso da ditadura ou da democracia directa ou pela reorganização dos partidos.

"Um independente deste tipo é um bom exemplo de como não pode haver democracia sem partidos políticos e, por isso, quando decidi intervir na política do Porto, não podia deixar de o fazer associado ao maior partido português. Associei-me ao PSD por afinidade ideológica e porque o PSD representa os valores que me caracterizam e que são os valores autênticos das gentes do Porto", enumerando o "espírito solidário" e a preocupação com o próximo", a defesa do trabalho e acima de tudo da "ética e da liberdade".

Os candidatos do PSD às eleições autárquicas de dia 1 de Outubro vão assinar hoje uma carta de sete compromissos, como o rigor na gestão e a transparência na decisão, e que vão entregar ao líder do partido durante a convenção autárquica nacional, evento que encerra esta noite com a intervenção do presidente do PSD, Pedro Passos Coelho.

Na quinta-feira, a Comissão Política Nacional do PSD aprovou 58 acordos de coligação, 42 dos quais em exclusivo com o CDS e apenas cinco com outros partidos.

Das 58 coligações aprovadas, apenas cinco não incluem o CDS: em Leiria o PSD concorre coligado apenas com o MPT, na Covilhã (Castelo Branco), Felgueiras e Porto (distrito do Porto) avança coligado com o PPM e no Cartaxo (Santarém) apresenta-se às autárquicas em conjunto com o partido Nós, Cidadãos!.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • o sacrificado
    29 mai, 2017 port 14:53
    dos PSDs bunkerizados, para ser candidato à pressa para a câmara do Porto!...
  • Nuno
    28 mai, 2017 V.N.Gaia 17:54
    Pobre PPD/PSD o que fostes e o que és. Esta gente sem credibilidade que tem posto o partido na rua da amargura e cada vez será pior, mas haverá alguém de bom senso que vote nestes artistas?
  • Luis
    28 mai, 2017 Lisboa 09:50
    De onde saiu este cromo? Foi obrigado a candidatar-se porque todos os outros convidados deram de fuga? Só pode, tem cara de vendedor de farturas.
  • Alvaro Rodrigues Mor
    28 mai, 2017 Porto 09:07
    Sempre que este senhor fala, eu acho que na realidade ele esta a tentar contribuir para que o Rui Moreira ganhe! As pessoas do Porto não são estúpidas! Sabem ver o que é feito e o que deixa de ser feito! Com excepção das pessoas que tem uma paixão partidária que vão sempre defender a cor que mais gostam mesmo que se diga asneiras, todo o resto da população não quer saber disso para nada. Queremos alguém que trabalhe e tente de uma forma inteligente gerir os recursos Camarários sem endividar a Câmara e fazer o melhor possível com aquilo que se tem! Agora quero lá saber se no fim para se fazer um bom trabalho quem ganhar faça acordos com CDU, PSD, etc. Se deixarem de fazer apenas "propaganda" e trabalhar em prol da cidade dentro dos parâmetros que referi, não me interessa a cor do partido ou se é independente!
  • scherek
    27 mai, 2017 santarem 22:13
    mas agora para ser um bom gestor tem que ter orientação politica dos partidos, esta gentalha não se enxerga, deixem de ser arrogantes sejam humildes e talvez o povo lhes dê algumas câmaras, agora com essa arrogância toda mais vale desistirem já

Destaques V+