Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Falar Claro

Vera Jardim espera um "novo entendimento" entre PS e Rui Moreira

10 mai, 2017 - 13:46 • José Pedro Frazão

O antigo ministro da Justiça diz que o presidente da Câmara do Porto teve uma "reacção desproporcionada". A ruptura com o PS torna difícil a campanha para ambos os lados, diz o socialista.

A+ / A-
Rui Moreira teve "reacção desproporcionada", diz Vera Jardim
Rui Moreira teve "reacção desproporcionada", diz Vera Jardim

O jogo começou agora. É desta forma que o socialista Vera Jardim olha para a ruptura entre o candidato independente Rui Moreira e o PS no processo de candidatura à presidência da Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas.

"Vamos ver se este jogo vai ser conduzido até ao fim. Vamos ver como acaba, porque começou agora. E se será possível configurar tudo isto e num futuro próximo haver naturalmente um novo entendimento com o PS", comenta o antigo ministro socialista no programa Falar Claro da Renascença.

Vera Jardim acredita que Rui Moreira parte com vantagem por ser recandidato. A boa relação mútua e o trabalho construído na autarquia por Moreira e Manuel Pizarro, que se apresenta como candidato depois de o independente rejeitar o apoio do PS, vai acabar por dificultar a campanha de ambos, admite o comentador da Renascença.

“A reacção de Rui Moreira é manifestamente desproporcionada. Não estando nas relações internas da Câmara do Porto, acho que Rui Moreira procurava um pretexto para se ver livre dessa aliança com o PS que se foi construindo ao longo dos anos", observa o antigo ministro do PS, que esta semana debateu com o social-democrata José Matos Correia.

O dirigente do PSD diz que a candidatura autónoma de Manuel Pizarro é a resposta ao "enxovalho" a que foi sujeito por Rui Moreira.

"Aquilo que o PS optou por fazer inicialmente quando estava a ser enxovalhado foi minimizar as consequências desse enxovalho. Esta parece uma solução transitória, sempre à espera de ver se, passadas as eleições, sempre conseguem arranjar qualquer copista que permita o exercício conjunto do poder como aconteceu nos últimos quatro anos", afirma Matos Correia.

Para o vice-presidente da comissão política nacional do PSD, a resposta está em linha com a lógica de coligações que o PS mantém a nível nacional.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Tinicom
    10 mai, 2017 Porto 15:32
    O Rui Moreira esteve muito bem, o Pizarro é um vendido e nós os Portuenses não somos mercadoria. Espero que os Portuenses quando forem votar remetam os elementos do PS de volta à caverna do Ali Bábá. Só queremos gerir a nossa região o melhor possivel para deixarmos de ser a zona mais pobre da Europa
  • da Costa
    10 mai, 2017 Travagem 15:14
    Claro que era mais fácil ir às cavalitas do moreira. Já vinhas embalado das legislativas... Era sempre a faturar! Pantomineiro!

Destaques V+