Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Ambiente

Bruxelas abre processos de infração contra Portugal por falhar aplicação de lei do clima

25 jul, 2024 - 15:45 • Lusa

O prazo para transpor a legislação europeia para as respetivas leis nacionais era 30 de junho de 2024.

A+ / A-

A Comissão Europeia decidiu esta quinta-feira avançar com um conjunto de processos de infração contra Portugal e outros 25 países da União Europeia (UE) pela falta de comunicação sobre a transposição da legislação para a defesa do clima. Em comunicado, o executivo comunitário anunciou a abertura dos processos de infração contra 26 dos 27 Estados-membros por falharem a comunicação à Comissão da implementação da diretiva europeia sobre a defesa do clima, que tem de ser transposta na legislação de cada país.

Os Estados-membros têm agora dois meses para responder à Comissão Europeia e completar a transposição da lei. Caso contrário, o executivo de Ursula von der Leyen pode avançar com uma opinião fundamentada, passo seguinte no processo de infração.

Em causa está a falha da transposição da legislação que abrange a taxação das emissões de carbono a mais setores, fomentando deste modo a sua redução. Esta legislação tem também o objetivo de criar "receitas" para aplicar no Fundo Social Climático.

Neste pacote de processo de infração estão incluídos todos os países da UE, como Portugal, exceto a Áustria. O prazo para transpor a legislação europeia para as respetivas leis nacionais era 30 de junho de 2024.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+