Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

IRS Jovem? “Nunca vi políticas desenhadas para jovens”, diz Vieira da Silva

29 set, 2022 - 12:19 • Diogo Camilo

Em reação à proposta anunciada por Montenegro, o antigo ministro do Trabalho e da Economia diz que acredita mais "em políticas e comportamentos que favoreçam os jovens".

A+ / A-

O antigo ministro do Trabalho e Economia, Vieira da Silva, reagiu esta quinta-feira à proposta de IRS Jovem anunciada pelo líder do PSD, Luís Montenegro, indicando que “acredita pouco” neste tipo de medidas, apontando que é necessário tornar o mercado acessível “a todas as gerações”.

Na conferência “Em Nome do Futuro: os Desafios da Juventude”, o ex-governante aproveitou a medida anunciada por Montenegro para dizer que “acredita mais em comportamentos” que favoreçam as faixas etárias mais jovens.

“Acredito pouco nas políticas para jovens, acredito mais nas políticas e comportamentos que favoreçam os jovens”, disse Vieira da Silva, sobre a taxa máxima de 15% de IRS para menores de 35 anos, anunciada pelo líder do PSD.


Montenegro quer taxa máxima de 15% para jovens. Vieira da Silva não acredita em "políticas para jovens"
Montenegro quer taxa máxima de 15% para jovens. Vieira da Silva não acredita em "políticas para jovens"

“Nunca vi políticas desenhadas para os jovens. Aqui falaram-se de algumas. O empregador sabe aquilo que o seu empregado recebe e paga aquilo que estiver disponível a pagar. Não creio que sejam medidas muito dirigidas.”

A medida, que consta na moção estratégica que Montenegro levou ao último congresso do partido, está a ser desenhada e estará em cima da mesa durante a discussão para o próximo Orçamento do Estado.

Deverá incluir a progressividade dos escalões, garantindo que “os mais altos rendimentos fiquem fora, nomeadamente o último escalão de IRS fique da aplicação de uma medida desta envergadura”, indicou o líder do PSD esta manhã.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ze
    29 set, 2022 aldeia 12:26
    Por isso é que os jovens saem do país para trabalhar e ter melhores condições de vida. É o socialismo........

Destaques V+