Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Saúde

FNAM considera "inaceitável" o atraso nas negociações entre Ministério da Saúde e sindicatos

24 set, 2022 - 11:40 • Diogo Camilo

Federação Nacional dos Médicos reúne este sábado em Conselho Nacional no Porto e mostra-se preocupada pela nomeação de novos protagonistas na tutela da saúde.

A+ / A-

O Conselho Nacional da Federação Nacional dos Médicos (FNAM) está reunido este sábado no Porto para decidir medidas a adotar para defender o interesse dos médicos e dos seus doentes.

Depois da saída de Marta Temido, a FNAM considera "inaceitável" o atraso nas negociações entre o Ministério da Saúde e os sindicatos. Ouvido pela Renascença, o presidente da FNAM, Noel Carrilho diz que em cima da mesa vão estar as estratégias de exigência e pressão para que o processo seja desbloqueado.

"Neste contexto, preocupa-nos o atraso que é condicionado pela nomeação de novos protagonistas na tutela da saúde, naquilo que são processos negociais essenciais para resolver os problemas do Serviço Nacional de Saúde, incluindo o processo negocial com os médicos", afirma.

A Federação que representa as estruturas sindicais dos médicos recorda que, em agosto, foi assinado um protocolo negocial com vista a alcançar uma nova grelha salarial, a renegociação do acordo coletivo de trabalho e a valorização do trabalho em serviço de urgência. No entanto, com a mudança da equipa ministerial, o governo permanece, agora, em “total silêncio relativamente às negociações com os médicos”, lamenta a Federação dos médicos.
Os sindicatos dos médicos já solicitaram nova reunião negocial com o Ministério da Saúde.
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+