Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Açores. 33 reclusos ficaram a 20 centímetros de escapar da prisão

23 set, 2022 - 17:58 • Pedro Valente Lima

É a segunda tentativa de fuga do estabelecimento prisional de Ponta Delgada em três meses. O alerta foi dado pelos moradores da zona, que acordaram com o ruído.

A+ / A-

Na madrugada desta quarta-feira, 33 reclusos foram apanhados em flagrante tentativa de fuga da prisão, em Ponta Delgada. Devido ao barulho provocado pelos presos, os moradores do local alertaram as autoridades.

O plano envolvia um túnel, escavado durante a noite e que ficou a apenas 20 centímetros do exterior, quando os guardas prisionais se aperceberam do que se passava.

Segundo o Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional, as escavações estavam a ser feitas a partir de um "corredor que foi transformado em zona prisional e onde, neste momento, estão 33 reclusos".

O túnel foi descoberto numa altura em que já apresentava "medidas significativas, com um metro de altura, 60 centímetros de largura e 80 centímetros de profundidade", revelou Ivo Garcia, dirigente do sindicato, em declarações à Antena 1 Açores.

"Faltavam apenas 20 centímetros para se concluir a abertura deste buraco", realça.

Os guardas prisionais já haviam alertado anteriormente para a possibilidade deste tipo de situações, uma vez que "raramente" têm acesso à zona de arrecadação onde o túnel estava a ser escavado, adjacente às camaratas dos 33 reclusos.

É já a segunda vez em três meses que esta prisão da ilha de São Miguel, nos Açores, assiste a um plano de fuga em ação. Em junho deste ano, um presidiário havia tentado escapar, também através de um buraco escavado.

Este incidente deu-se, precisamente, no dia em que a ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, visitou o estabelecimento prisional, considerando ser urgente a construção de uma nova prisão em São Miguel.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+