Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Vacinação contra a gripe e covid-19 arranca no final do mês nas farmácias

07 set, 2022 - 12:07 • Teresa Almeida com readação

As farmácias vão ter disponíveis mais de 800 mil vacinas contra a Covid-19 e a gripe. Campanha começa a partir de 28 de setembro.

A+ / A-

A vacinação contra a gripe e a covid-19 só vai estar disponível nas farmácias dentro de “três semanas”. É o que avança à Renascença, a presidente da Associação Nacional de Farmácias, Ema Paulino, no dia em que arranca a campanha de vacinação sazonal no SNS.

A presidente da Associação Nacional de Farmácias adianta que “estarão disponíveis mais de 800 mil doses” nas farmácias comunitárias que serão de acesso gratuito desde que o utente tenha prescrição médica.

“Há dois contingentes que vão estar disponíveis através das farmácias comunitárias: o contingente privado acessível através de prescrição médica ou para maiores de 65 anos e o contingente do SNS que será para menores de 65 anos que apresentem prescrição médica especial”, explica Ema Paulino.

Segundo a responsável, qualquer pessoa fora dos grupos elegíveis poderá receber a vacina, mas, neste caso, terá de pagar entre 8 e os 14 euros. “O preço das vacinas com prescrição médica situar-se-á à volta dos 8 euros, sem prescrição médica o valor será de 14 euros”, adianta.

A presidente da Associação Nacional de Farmácias admite que não são previsíveis roturas de "stock," até porque o número de lotes poderá até ser superior ao do ano passado.

“Para este ano não se preveem constrangimentos em relação ao acesso às vacinas, dado que o número de vacinas que está estimado chegar a Portugal pode, inclusivamente, exceder a quantidade do ano passado”, revela. “Portanto, não se prevê rutura de stock”, conclui.

Tal como no ano passado, as farmácias contam uma grande adesão dos portugueses à vacinação.

“Pensamos que será sensivelmente a mesma afluência” antecipa Ema Paulino. “Portugal tem tido uma taxa de cobertura vacinal bastante positiva e estamos convencidos que, este ano, os portugueses vão novamente reconhecer essa importância e se vão vacinar”, admite a representante das farmácias portuguesas que pede à população que não tenha receio, na hora de serem vacinadas.

“Esta vacina vai permitir cobrir um maior número de estirpes relacionados com o vírus da gripe e, portanto, vai ajudar o sistema imunitário a estar ainda mais bem preparado para as variantes que poderão estar em circulação na época gripal”, explica Ema Paulino. “As pessoas não têm que ter nenhum receio”.

Arrancou este quarta-feira no SNS a campanha sazonal de vacinação contra a covid-19 e a gripe para proteger os grupos mais vulneráveis. Prevê-se que sejam vacinadas cerca de dois milhões de pessoas.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+