Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

SNS24

Linha de Apoio Psicológico atendeu 25 mil chamadas em cinco meses

04 set, 2022 - 10:22 • Inês Braga Sampaio

Linha de apoio do SNS24 já ultrapassou as 46 mil chamadas em 2022, mais de 173 mil desde a sua criação. Aberto no final de abril, o serviço em inglês atendeu cerca de 2.500 chamadas.

A+ / A-

A Linha de Aconselhamento Psicológico (LAP) do SNS24 atendeu cerca de 15 mil chamadas nos últimos cinco meses, entre o início de abril e o final de agosto, segundo comunicado emitido, este domingo, pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

Em abril, a SPMS dava conta de que a LAP tinha atendido mais de 148 mil chamadas em dois anos. Desde então, passaram-se cinco meses e o número subiu para mais de 173 mil, uma diferença de 25 mil. São cerca de cinco mil chamadas por mês, entre 161 e 167 por dia.

Do total de 173 mil chamadas desde a criação da LAP, em abril de 2020, mais de 10.800 das chamadas foram de profissionais de saúde.

Só em 2022, a LAP, criada durante a pandemia com o objetivo de ser "uma voz de apoio para aqueles que a procuram em momentos difíceis", já ultrapassou as 46 mil chamadas. Agora também conta com serviço em inglês, para garantir resposta aos cidadãos que não falam português, e desde o dia 20 de abril já atendeu cerca de 2.500 chamadas.

INEM e outros serviços também em ação


A SPSMS assinala que as chamadas recebidas estão relacionadas, na sua maioria, com problemas e sintomatologia associados à ansiedade, ao agravamento de psicopatologia prévia, à gestão e adaptação em situação de crise. Em casos urgentes, "em que o psicólogo identifica que existe perigo para o próprio utente ou para terceiros", a chamada é transferida para o INEM, que, então, aciona os meios de socorro adequados.

O psicólogo também pode encaminhar o utente para o serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento do SNS24, se considerar que a situação não ficou resolvida com o aconselhamento psicológico ou que apresenta outro tipo de sintomatologia, explica a SPMS.

"No Dia Nacional do Psicólogo, deixamos uma especial homenagem a todos os psicólogos pelo trabalho desenvolvido nas mais diversas áreas e setores da sociedade, em especial aos que estão ao serviço dos portugueses no SNS24", conclui o comunicado do Ministério.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+