Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Hospital de Santa Maria

Entidade Reguladora da Saúde abre processo para investigar morte de grávida

30 ago, 2022 - 12:26 • Redação

Turista grávida morreu ao ser transportada do Hospital de Santa Maria para o São Francisco Xavier, em Lisboa.

A+ / A-

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) instaurou um processo administrativo para investigar a morte de uma grávida durante a sua transferência do Hospital de Santa Maria para o Hospital de São Francisco Xavier, em Lisboa, por falta de vagas na neonatologia na primeira unidade hospitalar.

A informação foi confirmada à Renascença esta terça-feira por fonte do regulador, que se recusou a comentar a demissão da ministra da Saúde, Marta Temido, na sequência deste caso.

A notícia surge depois de a administração do Hospital de Santa Maria ter garantido esta manhã que nada faria prever o incidente durante o transporte daquela grávida, que sofreu uma "paragem cardiorrespiratória inesperada".

A mulher de nacionalidade indiana estava a passar férias em Portugal, grávida de cerca de 30 semanas. Recorreu pela primeira vez ao serviço de urgência do Hospital de Santa Maria na terça-feira passada, 23 de agosto, por volta das 2h da manhã.

"Após normalização das tensões arteriais e franca melhoria respiratória, foi transferida cerca das 13h do mesmo dia para o Hospital São Francisco Xavier, por ausência circunstancial de vagas de Neonatologia no CHULN, acompanhada por um médico e enfermeiros", adiantou o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), numa nota divulgada ontem.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+