Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Desacatos em Guimarães. PSP tinha "efetivo reforçado como em todos os eventos"

10 ago, 2022 - 12:01 • Olímpia Mairos , Cristina Nascimento

Polícia responde a acusações do autarca vimaranense, que diz que "falhou tudo" na atuação da PSP e na prevenção dos incidentes de ontem à noite envolvendo adeptos do clube croata Hajduk Split.

A+ / A-

Todos os adeptos do clube de futebol croata Hajduk Split que participaram nos desacatos de terça-feira à noite em Guimarães foram identificados e estão monitorizados.

A informação foi adiantada esta quarta-feira aos jornalistas pelo comissário Vítor Silva, adjunto da Divisão da PSP de Guimarães, que não revela, no entanto, se poderão assistir ao jogo desta quarta-feira contra o Vitória.

O responsável refuta as acusações do presidente da autarquia, que à Renascença lamentou a falta de uma atitude preventiva por parte das autoridades e pediu que seja aberto um inquérito aos acontecimentos, afirmando que "tudo falhou" na prevenção e também na atuação policial.

Em resposta às acusações, o responsável da PSP garante que não houve falhas de comunicação, mas sim um grupo organizado que agiu muito rápido.

“Nós temos connosco a presença de polícias croatas, não houve falha de comunicação. Estamos a falar de um grupo de adeptos que está habituado a fazer este tipo de abordagens, aconteceu na cidade de Guimarães, poderia ter acontecido noutra cidade nas imediações da nossa cidade”, esclarece.

Segundo o comissário, os adeptos “não chegaram através do Aeroporto Sá Carneiro, movimentaram-se por vários aeroportos”, destacando que “a monitorização destes adeptos é feita por nós a partir do momento que os detetamos”.

“A Polícia de Segurança Pública não tinha falta de efetivo. Nós tínhamos o efetivo reforçado nessa noite, como temos em todos os eventos desportivos internacionais”, assegura o comissário.

Nestas declarações, Vítor Silva explica que “o que aconteceu no centro da cidade, na Praça Oliveira e na Praça Santiago foi uma movimentação em massa, organizada no sentido de provocar o caos”.

“Foi muito rápida e muito bem organizada. Eles chegaram, arremessaram alguns objetos e foram-se movimentando pela cidade. O incidente que existiu foi um arrastão no seu movimento, levaram algumas esplanadas, atiraram alguns artigos pirotécnicos, o que, como é compreensível, provocou algum pânico na população vimaranense”, acrescenta.

O comissário da PSP adianta que o que está previsto para esta quarta-feira é o que já estava previsto, ou seja, “um aumento do nosso efetivo, um aumento da monitorização, um aumento do efetivo de ordem pública”.

“Nós estamos preparados, a cidade de Guimarães é uma cidade que está habituada a receber jogos internacionais, portanto nós polícia também já temos essa experiência, estamos preparados para o acontecimento”, diz.

Segundo este responsável, a PSP já informou “o município que as esplanadas devem ser retiradas”.

“Isso já era uma situação que já tínhamos informado o município”, conclui.

Após a derrota da primeira mão, por 3-1, na Croácia, o Vitória de Guimarães recebe esta quarta-feira o Hajduk Split, para a segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga Conferência Europa, agendado para as 17h00, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+