Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cães vadios matam bovinos na ilha açoriana de São Miguel

10 ago, 2022 - 22:28 • Lusa

Associação Agrícola solicita às entidades competentes que "tomem medidas relativamente à recolha destes cães vadios e adotem outras que achem apropriadas".

A+ / A-

A Associação Agrícola de São Miguel denunciou esta quarta-feira ataques por cães vadios, entre as freguesias da Maia e Lomba de São Pedro, no concelho da Ribeira Grande, a cerca de 20 bovinos, tendo cerca de 10 morrido.

"A Associação Agrícola de São Miguel vem manifestar a sua preocupação relativamente à ocorrência de vários ataques de cães vadios a bovinos, maioritariamente vitelos, em algumas pastagens entre as freguesias da Maia à Lomba de São Pedro, no concelho da Ribeira Grande", refere-se em comunicado.

De acordo com a Associação Agrícola de São Miguel, os ataques "aconteceram nas últimas semanas e continuam a ocorrer, vitimando mais de 20 animais" e provocaram a morte "a maior parte destes bovinos".

De acordo com a associação, esta "situação lamentável tem provocado prejuízos a vários produtores, fazendo com que estes manifestem grande preocupação e receio quanto ao bem-estar e segurança dos seus animais".

A Associação Agrícola de São Miguel solicita à Câmara Municipal da Ribeira Grande e às entidades governamentais competentes que "tomem medidas relativamente à recolha destes cães vadios e adotem outras que achem apropriadas, de forma a resolver este flagelo".

Apela-se ainda à população para "não abandonar os seus cães para que se evite mais situações destas, futuramente".

A Associação Agrícola de São Miguel "irá continuar a acompanhar estas ocorrências e a diligenciar para que esta situação se resolva o mais rapidamente possível".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+