Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

INEM reforçado com dez ambulâncias. Sindicato diz que não chegam

01 ago, 2022 - 09:42 • Anabela Góis , Olímpia Mairos

Três ficam no norte e sete vão para o sul do país. Para o Sindicato de Técnicos de Emergência Hospitalar o número de veículos fica aquém das necessidades.

A+ / A-

O Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) vai ser reforçado esta segunda-feira com dez ambulâncias, mas de acordo com o presidente do Sindicato dos Técnicos de Emergência Hospitalar (STEPH) este reforço é insuficiente para responder as dificuldades.

À Renascença, Rui Lázaro avança que apesar de poucos, os novos meios anunciados pelo Sistema Integrado de Emergência Médica não vão ser colocados nos locais com mais necessidade.

“Dez não chega sequer para colmatar o número de ambulâncias que o INEM tem mais de metade do mês encerradas por falta de técnicos”, denuncia Rui Lázaro.

No seu entender, o número de ambulâncias “fica muito aquém daquilo que é necessário, ainda por cima afastados dos concelhos que são mais fustigados com a ausência de meios, quer a Grande Lisboa ou o Algarve ou Viseu, como soubemos a semana passada”.

Face ao aumento do volume de que se tem verificado, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) em articulação com os seus parceiros do SIEM – corpos de bombeiros (CB) e Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) – “preparou um novo reforço do dispositivo dos meios de emergência médica, de forma a torná-lo mais eficiente” nos meses de agosto e setembro.

No norte do país, o dispositivo passa a contar com mais três Postos de Emergência Médica (PEM) nas delegações da CVP de Braga, Vila do Conde (ambulância a operar em Matosinhos) e Sanguedo (Santa Maria da Feira).

Na zona sul, e concretamente no distrito de Setúbal, haverá o acréscimo de sete novos PEM: Bombeiros de Pinhal Novo, de Santo André, de Alvalade (Sado), de Grândola, do Barreiro - Corpo de Salvação Pública, e bombeiros de Sesimbra e Santiago do Cacém.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+