Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sindicato pede demissão da direção do INEM após incêndio

10 jul, 2022 - 15:25 • Lusa

Pedido de indemnizações dos trabalhadores cujos carros arderam no incêndio de sábado nas instalações do centro logístico.

A+ / A-

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) pediu a demissão do Conselho Diretivo do INEM e a responsabilidade pelas indemnizações dos trabalhadores cujos carros arderam no incêndio de sábado nas instalações do centro logístico.

A posição do sindicato, divulgada no sábado à noite, surge na sequência do incêndio na base logística do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), situada na Quinta do Lumiar, em Lisboa, que provocou danos materiais em quatro viaturas particulares de trabalhadores, numa viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) e numa tenda com material de suporte à atividade.

Para o STEPH, este acontecimento "deve culminar com a demissão imediata do Conselho Diretivo ainda em funções e que mais uma vez prova o fracasso da gestão que tem sido posta em prática nos últimos anos".

"Pela inação evidenciada, é imperativo que o Conselho Diretivo do INEM assuma a responsabilidade pelo ocorrido, assuma as necessárias indemnizações aos trabalhadores que se viram obrigados a estacionar as próprias viaturas em cima do "mato", perdendo-as totalmente no incêndio quando estavam à guarda do INEM", acusa o sindicato em comunicado enviado no final do dia de sábado para as redações.

Segundo o sindicato, as viaturas ardidas pertenciam a trabalhadores "deslocados para proteção nos incêndios que deflagraram no país".

O STEPH acusa ainda a direção do INEM de ignorar os alertas da associação sindical assim como as diversas intervenções da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) que, "se tivessem sido consideradas, poderiam ter contribuído para que este incidente tivesse sido evitado".

Os trabalhadores acusam o conselho diretivo do INEM de "nada ter feito" para que o centro logístico "reunisse as mínimas condições de segurança onde, por exemplo, inexiste um Sistema de Segurança Contra Incêndios, algo absolutamente elementar", afirma.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+