Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Solidariedade

Évora. O “Estendal Solidário” regressa ao Jardim do Paraíso

06 jun, 2022 - 13:52 • Rosário Silva

Durante três dias, de 6 a 8 de junho, entre as 10h00 e as 19h00, há roupa pendurada num jardim da cidade de Évora. É a quinta edição do “Estendal Solidário”, iniciativa da Santa Casa da Misericórdia, para ajudar quem mais precisa.

A+ / A-

A roupa pendurada nas cordas espalhadas pelo Jardim do Paraíso, em Évora, já não causa estranheza a quem por ali passa com regularidade.

Pela quinta vez, a Santa Casa da Misericórdia de Évora (SCME) volta à rua para promover o seu “Estendal Solidário”. Uma iniciativa da sua loja solidária “Dar+”, criada em 2015, para ser uma espaço de doação para os mais carenciados, satisfazendo necessidades com roupas, mobiliário e outros equipamentos, provenientes de donativos da comunidade eborense.

A instituição criou esta iniciativa, de três dias, para chegar a mais pessoas e assim poder partilhar com quem precisa, os bens que são doados.

“Queremos por à disposição das famílias, peças de roupa e alguns objetos de casa, para poderem levar e satisfazer as suas necessidades”, recorda à Renascença, o provedor da SCME.

Francisco Lopes Figueira pede, contudo, que “não seja levado a mais”, mas apenas, “aquilo que for mesmo necessário”.

Esta é a quinta edição de uma iniciativa que distribui, cada vez que se realiza, milhares de peças por centenas de pessoas que acorrem ao jardim da cidade alentejana, de forma discreta, sem se exporem e sem perguntas.

“Continuam a existir muitas necessidades e a Misericórdia está em condições de ajudar a satisfaze-las, porém, há muita gente que evita expor-se e esta iniciativa tem sempre uma grande adesão, uma vez que permite às pessoas fazer a recolha com alguma privacidade”, refere o responsável.

O provedor assegura que, desta forma “anónima” é possível chegar a mais pessoas carenciadas e que “sentem vergonha em pedir”.

O “Estendal Solidário” pretende, por outro lado, sensibilizar a comunidade para a temática da “economia circular, sustentabilidade e respeito pelo ambiente”, nomeadamente, através da reutilização de vestuário.

Francisco Lopes Figueira, faz, por isso, um apelo à vista de todos os que, efetivamente, necessitem e não queiram expor a sua situação.

“A minha mensagem é para que as pessoas procurem o Jardim do Paraíso, na zona das Portas de Moura, na cidade de Évora, para se poderem servir daquilo que precisam e, por outro lado, ajudarem-nos também a fazer a reciclagem de produtos, o que é também importante, além da ajuda ao próximo”, acrescenta o provedor da SCME.

Até quarta-feira, o “Estendal Solidário” está, então, no Jardim do Paraíso, entre as 10h00 e as 19h00. No ultimo dia, 8 de junho, realiza-se um desfile de moda intergeracional, onde utentes seniores e crianças da Creche Rainha D. Leonor, desta instituição, vão desfilar com vestuário da loja “DAR+”, também para assinalar o Dina Mundial da Criança.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+