Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. Hospital de São João mantém nível de contingência

23 mai, 2022 - 16:00 • Marta Grosso com Lusa

Diretor das Urgências e Medicina Intensiva diz que a procura diminuiu nos últimos dias. Não está colocada de parte uma revisão das regras, caso a situação mude.

A+ / A-

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) decidiu nesta segunda-feira manter o nível 2 de contingência para a Covid-19.

A informação foi avançada por comunicado e confirmada pelo diretor do Serviço da Unidade Autónoma de Gestão (UAG) da Urgência e Medicina Intensiva do hospital.

Aos jornalistas, Nelson Pereira justifica a medida com “uma gestão criteriosa do número de vagas durante o fim de semana e uma diminuiçção muito ligeira, mas diminuição, da procura ao serviço de Urgência nestes últimos dois dias”.

“Neste momento, temos 104 doentes com Covid internados, 11 dos quais em cuidados intensivos, e foi possível manter toda a atividade programada, apesar destes números”, adiantou.

“Neste contexto, ficou decidido que não se justificava a alteração do plano de contingência”, concluiu, não afastado a alteração da norma se as circunstâncias se alterarem, nomeadamente com as festas e eventos previstos para os próximos tempos.

No nível 2 de contingência, poderá haver alargamento de espaços de enfermaria, mas não a interrupção da atividade programada.

Na nota enviada às redação, o CHUSH reforça que a manutenção do nível de contingência é possível graças a “um elevado esforço de gestão e planeamento de camas e recursos humanos”.

No sábado, a taxa de positividade à Covid-19 nos doentes com queixas respiratórias foi de 55% e, no domingo, de 43%.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+