Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Porto

Hospital São João com área Covid-19 "totalmente ocupada"

12 mai, 2022 - 20:02 • Lusa

Nas urgências a "pressão está muito elevada", alerta o presidente do conselho de administração.

A+ / A-

A área Covid-19 do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ), no Porto, está "totalmente ocupada", motivo pelo qual será definido nos próximos dias se se aumenta este espaço para outras enfermarias, avançou esta quinta-feira o presidente do conselho de administração.

"Em termos de internados temos entre 50 a 60 casos, a área covid-19 está totalmente ocupada, por isso, vamos observar nos próximos dias se teremos de aumentar ou não para outras enfermarias, tal como fizemos nas outras vagas para dar resposta à atual procura", afirmou Fernando Araújo à entrada para a apresentação do livro "Saúde em Portugal - Pensar o Futuro", na Santa Casa da Misericórdia do Porto.

O crescimento de número de casos tem-se feito sentir neste Centro Hospitalar a dois níveis, nomeadamente no acesso ao serviço de urgências que tem gerado uma "enorme pressão" no mesmo e no número de profissionais de saúde que estão infetados diminuindo a capacidade de resposta.

O presidente assumiu que nas urgências a "pressão está muito elevada", tendo necessidade de ter um plano de contingência para dar resposta a essa procura.

Contudo, Fernando Araújo espera que o facto de o Governo ter decidido que, a partir do final da semana, quem tiver um autoteste positivo para o vírus SARS-CoV-2 e ligar para a linha Saúde 24 tenha acesso a uma prescrição automática para teste rápido de antigénio possa reduzir o número de utentes que recorre às urgências e, assim, limitar a "procura excessiva".

Já sobre um possível regresso do Hospital de Campanha do INEM, desmontado a 30 de agosto de 2021, Fernando Araújo foi perentório em dizer que "de modo algum".

Na justificação, o presidente do conselho de administração explicou que o Centro Hospitalar Universitário São João fez alterações na sua estrutura para ter capacidade para responder à procura sem necessidade de estruturas secundárias.

E já quanto ao regresso do uso de máscara obrigatório, Fernando Araújo entendeu que cada pessoa deve ser "gestora do próprio risco" e de forma autónoma tomar a decisão de usar ou não.

Por isso, acrescentou, nesta fase essa obrigatoriedade não deve ser novamente implementada.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+